07/02/2015

NÃO! NÃO! NÃO!

A maioria dos cristãos são bem-intencionados em relação a querer que as pessoas sejam elas familiares, amigos, colegas e até desconhecidos venham a conhecer e aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

Este pensamento e atitude estão corretas e tem base bíblica porque nos foi ordenado ir as nações a pregar as boas novas a toda criatura. Mas, aquilo que temos que entender é que não todas as pessoas vão a aceitar esta salvação, por mais que precisem. Nosso papel como cristãos é anunciar, proclamar, não converter, aliás, não temos a capacidade e o poder para converter a ninguém, isso é obra do Espírito Santo, não nossa.

Uma coisa que temos que entender e discernir, especialmente é ouvir as repostas que as pessoas nos dão quando os abordamos com a mensagem ou convite do evangelho.

As pessoas às vezes não são frontais e se tornam evasivas, pouco claras em suas repostas, não querem ofender ou não sabem como dizer que não lhes interessa. Alguns cristãos e já sucedeu comigo também, continuam insistindo, pensando que ela está interessada no assunto. Mas a verdade é que ela está a dizer-nos: Não! Não! Não! Quando as pessoas respondem evasivamente, apresentam desculpas, argumentam escusas, etc.

Na verdade nos estão dizendo não e devemos aceitar sua negativa.

Todos temos casos em que por causa da nossa insistência alguém se converteu, mas essa não é a regra geral. Repara, a ordem de Jesus foi de pregar e quem crer será salvo e quem não crer já está condenado; não fala de convencer-lho a ler a Bíblia, assistir a um culto, orar a Deus ou alguma outra prática cristã; tudo isso é bom para quem mostrar interesse ou curiosidade, mas não salva.

Ouve o que a pessoa disse ante tua abordagem, ela pode estar dizendo-te não e tu continuas insistindo e ela continua dizendo não. Enquanto uma pessoa expressar uma reposta negativa, uma ou várias vezes ante o convite do evangelho, não adianta insistir, por mais bons desejos e intenções que tenhas, seu coração está fechado. Pode ser que um dia talvez aceite a salvação ou nunca venha a aceitar-lha.

Aguça o teu ouvido e apercebe-te quando a reposta ou respostas são não. Não adianta insistir.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...