O orgulhoso é alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.
Tudo teve um início, o encontramos na Bíblia quando descreve a Lucifer antes da criação do ser humano, ele também criatura de Deus, achou-se que era melhor que o seu Criador e que podia roubar-lhe seu lugar e posição.
Encheu-se de orgulho, soberba e altivez e o pecado nasceu no seu coração. Depois de desgraçar a sua vida e a vida da terceira parte dos anjos que o seguiram na sua loucura, intentou e conseguiu convencer a Adão e Eva a rebelar-se contra Deus e sua ordem.
A partir dali o orgulho é uma das manifestações do pecado no ser humano. Não posso afirmar que todos os seres humanos sejam orgulhosos manifestamente; mas, se o vemos do ponto de vista espiritual, enquanto o ser humano está separado de Deus pelo pecado, o orgulho estará presente, porque este o levará a pensar que não necessita do seu Criador, talvez suas obras feitas a sua maneira seja suficiente ou a religião que professa ou simplesmente não acredita na existência de Deus.
Olha para o espelho e acha-se que sozinho ou associado a pessoas como ele ou ela é suficiente. O orgulho que o leva a uma auto-suficiência lhe disse que não precisa de mais ninguém, sozinho vai conseguir.
A consequência do orgulho em Lúcifer e posteriormente em Adão e Eva foi a expulsão do paraíso em que viviam. Deus rejeita o orgulho e por suposto o orgulhoso; a Bíblia disse que Deus rejeita ao altivo (orgulhoso) e se aproxima do humilde.
A humildade é todo o contrário do orgulho e a primeira barreira que temos que vencer é reconhecer a nossa urgente dependência de Deus, duma relação com Ele e o orgulho é um obstáculo.
O orgulho nos vai iludir com a ideia de que não precisamos de ninguém, que a nossa grande inteligência, nossa grande força, nossa grande habilidade para isto ou aquilo, nossa grande posição, nossos grandes relacionamentos e assim por adiante basta e não precisamos de nada nem ninguém.
O orgulho fará com que vejas que todo é grande, mas não passa duma grande mentira, porque nesta vida nada é duradouro e a Deus ninguém o vai derrotar, pelo contrário o orgulho no teu coração levar-te-á a derrota e a expulsão da presença Dele.