Esta frase é usada por muita gente quando confrontada com o evangelho. Parece que associam a mensagem que os cristãos pregam as práticas da sua religião.
A ideia da religião é que é boa e suficiente do ponto de vista do ser humano. Com tal que tenhas uma religião e não faças mal a ninguém, são argumentos válidos e garantidos de que estás bem com algum ser supremo, ainda que não saibas quem é e nem saibas onde está.
Quando alguém afirma que tem a sua religião é mesmo isso, é sua, mas não significa que provenha de Deus, porque a maioria das pessoas a herda através dos pais, culturalmente e alguns a adotam.
A religião é algo que os seres humanos criam para tratar de aproximar-se a Deus e elaboram sistemas de práticas, rituais, cerimónias e coisas semelhantes como formas de ganhar a atenção Dele e seu favor nalgum assunto urgente ou não que estejam a atravessar.
Quando fazemos uma pergunta como a seguinte a alguém que tem sua religião: Aonde vás quando morreres? Normalmente respondem: sei lá; só Deus sabe; acho que deve ser o céu, porque nunca fiz mal a ninguém; simplesmente acaba tudo, desapareço, desintegro, etc.
Uma coisa que a religião faz é que não dá certeza nem segurança sobre o nosso destino eterno, nem os mesmos sacerdotes nem os mesmos líderes de seitas conhecidas, que baseiam suas crenças em suas doutrinas particulares, não tem garantia de nada em relação após a morte, é uma incógnita para eles.
Os religiosos têm a consciência do pecado e apesar de fazer determinadas penitências e sacrifícios, nunca chegam a convencer-se de que estão preparados para encontrar-se com Deus, porque sempre haverá uma consciência que os acusa e os atos que realizem para expurgar seus pecados nunca os satisfarão plenamente, porque não há nada neste mundo que nos limpe de nossos pecados, a não ser a intervenção de Deus.
Houve um homem religioso que se aproximou de Jesus, Nicodemos, que apesar de ser fariseu, pertencente a uma alta casta sacerdotal, reconhecia que sua religião estava longe do padrão de vida que Jesus proclamava e queria saber a reposta.
A reposta foi: se não nasces de novo, não farás parte do Reino de Deus. Precisamos aceitar a salvação por meio de Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e não descansar na nossa religião.