Não deve ser mais além do normal, porque todos nós não passamos de seres humanos falhos e isto inclui aos cristãos.
Lembro-me da igreja onde servi anteriormente, dum casal que chegou a nossa reunião e começou a louvar e elogiar tudo o que fazíamos; eles tinham passado por um grande desapontamento na sua congregação e achavam que agora haviam encontrado o paraíso na terra, os pastores e os irmãos eram todos lindos e perfeitos. Particularmente achei exagerado a expetativa que tinham em relação a nós, demasiada elevada e bastou alguma falha de alguém e ficaram desiludidos com a igreja.
Nossa expetativa em relação ao nosso próximo deve ser de esperar o melhor dele, mas com consciência de que é um homem ou mulher sujeito a falhar. O ser humano ofende e falha até sem querer, um gesto, uma palavra, uma atitude, etc. Se tem uma grande expetativa sobre uma determinada pessoa, mais além do normal, esperando que ela faça tudo perfeito e que nunca vai -te falhar, nem cometer um erro, então tua expetativa é irreal. A vida não é assim!
Sê que como cristãos devemos guardar um bom testemunho, ser exemplo e não provocar tropeço na vida de ninguém, mas um dia ofenderemos alguém até sem querer. Podemos e devemos ser bênçãos para os outros, mas ninguém deve ter uma expetativa demasiada elevada de nós, porque somos seres humanos sujeitos a falhar e desiludir. Só Deus nunca falha!
Nossa expetativa em relação aos outros deve ser de esperar o melhor deles e se um dia falham, então demos lugar a paciência, a misericórdia e outras virtudes cristãs. Se alguém é uma bênção para nossa vida, então oremos agradecidos a Deus pelo instrumento usado por Ele para ajudar-nos na nossa caminhada.
Nunca ponhamos ao nosso próximo ou próximos, sejam crentes, pastores ou congregações num pedestal, porque cedo ou mais tarde ficaremos desiludidos. O único que nunca vai-nos desiludir é Deus, podemos ter uma grandessíssima expetativa Dele, por que sabemos que nunca falhará.