Quando Jesus começou seu ministério proclamou a seguinte mensagem: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Arrependimento na Bíblia está relacionado com uma volta de 180º. Uma mudança de direção, de andar de costas viradas a Deus, passa-se a andar com Ele, fazendo Sua vontade, cumprindo Seus Propósitos.
É importante fazer uma diferença entre remorso e arrependimento. A maioria das pessoas sentem remorsos pelas condutas e ações equivocadas, mas isso não é garantia de um sincero arrependimento ante Deus. Os confessionários da religião tradicional são visitados por pessoas com remorsos, que sabem que fizeram mal e se sentem péssimo e procuram um alívio para sua consciência pesada, mas isso não é arrependimento bíblico.
O arrependimento que Jesus apelou a seus ouvintes e a nós no dia de hoje era e é para que as pessoas ante sua condição como seres humanos pecadores reconheçam sua situação espiritual ante Seu Criador.
O Espírito Santo trabalha convencendo ao ser humano em sua mente e coração acerca da sua condição espiritual. Há indivíduos que reconhecem dita situação e seus olhos espirituais são abertos e seu coração quebra-se ante o amor e misericórdia de Deus, que na sua compaixão pelas suas criaturas, está disponível para perdoar a todo aquele e aquela que se arrepender sinceramente e desejei estabelecer uma relação íntima com Seu Criador.
Arrependimento bíblico é muito mais que remorso. O remorso faz sentir mal as pessoas, mas não há mudança de vida, a pessoas voltaram outra vez ao mesmo, porque sua natureza pecaminosa, inerente neles o levará a cometer o mesmo outra vez.
Vamos encontrar também, indivíduos que se afastaram de certas condutas impróprias e conseguiram não fazê-lo novamente, mas será nas suas próprias forças e tampouco é garantia de que se reconciliaram com Deus, continuará sendo um pecador, que somente deixou de praticar uma determinada situação que anteriormente não conseguia vencer; é bom mas não garante a salvação.
O arrependimento bíblico me levará duma vida de pecado, de separação de Deus a uma reconciliação e comunhão com Deus. Esse era a mensagem que Jesus proclamou e hoje o proclama através de seus discípulos.