Quando Deus deseja iniciar um projeto, Ele chama a alguém para ser seu executor. Nunca inicia algo e depois fica pensando quem pode ocupar dito cargo ou posição; esta verdade é encontrada ao longo da história e na própria Bíblia.
O governo de Deus é teocrático, noutras palavras Deus é quem governa Seu Reino e Obra. É prerrogativa Dele escolher a quem quiser para executar seus propósitos.
Normalmente como resultado desses projetos divinos nasce um povo. Esse povo será pastoreado e dirigido pelo líder ou líderes que determinou. Nunca é o povo que determina o que fazer para que a igreja se desenvolva.
É como pedir a um rebanho de ovelhas que lhe digam ao pastor onde querem tomar água e que pastos eles querem comer, isso é algo anormal, tudo tem uma ordem.
Quando os crentes dizem que a igreja deveria ser assim ou de tal maneira, estão a tomar uma posição e atitude que não lhes corresponde, porque Deus fala com seu escolhido, a quem Ele chamou e lhe dá as instruções conforme a Sua Vontade.
Cada vez que o povo quer determinar como a igreja deveria ser, vá provocar confusão e divisão no seio da mesma, originando um espírito de rebelião.
Na ordem bíblica, são os pastores ou apóstolos ou anciãos quem dirige a obra do Senhor sob supervisão do Espírito Santo e será a eles que Deus exigirá satisfação pelo trabalho que realizaram. O crente terá que responder por si mesmo, incluindo seu papel como parte da igreja, não pelo desenvolvimento da obra, porque não é da sua responsabilidade.
O livro de Apocalipse nos capítulos 2 e 3 vemos as cartas dirigidas aos anjos (pastores) de diferentes congregações, onde se fala de diferentes situações que precisavam ser corrigidas e também os elogios por algumas coisas boas que estavam a ser feitas. As cartas não são dirigidas aos crentes, senão ao pastor, responsável pela obra em dita cidade.
Os crentes não são chamados a dar opiniões sobre como dirigir a obra de Deus, são chamados a cooperar com o servo chamado por Deus para ajudar-lhe no desenvolvimento, usando seus dons, tempo, dinheiro, etc. A fim de que a obra marche corretamente.
Crentes, vossa parte além de cooperar, é orar pelo teu líder para que o Espírito Santo o oriente claramente naquilo que deve fazer.