Deus é Deus, portanto é Soberano para fazer como Ele quer e se não quer fazer alguma coisa, não o fará, não precisa da nossa autorização ou aprovação. Está correto?
Prometer coisas as pessoas é partir duma premissa subjetiva, porque estamos a afirmar algo que no fim de contas é prerrogativa de Deus. Que sabemos nós, se Deus fará ou não alguma coisa como nós pensamos.
Algo que podemos afirmar com toda certeza é que se alguém se arrepender da sua condição como homem ou mulher pecador, que se encontra separado de Deus e reconhece a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, o seu pecado será perdoado e haverá uma reconciliação com Seu Criador por meio de Cristo, isso se está garantido pelas Sagradas Escrituras.
Agora prometer a alguém que se vá a igreja Deus fará isto ou aquilo é comprometer-se com algo que não está sob seu controlo. É verdade que Deus salva, cura, liberta, prospera, etc. Mas essas coisas, aquilo que Ele faça com quem se converter, estará dentro de seus propósitos específicos com seu filho ou filha.
Há pessoas que vão a igreja, aceitam a Cristo, são salvos e apesar disso algumas situações sejam familiares, económicas, físicas, profissionais não mudam, às vezes pelo contrário pioram, porque aqueles que lhe são próximos se tornam seus inimigos. Jesus avisou que não veio a trazer paz, senão, espada e que os próprios familiares podem tornar-se opositores da nova fé do se familiar ou amigo.
Não prometas nem tomes o lugar de Deus, prometendo que se a pessoa vá a igreja isto ou aquilo irá acontecer, tu que sabes. Não vás ficar desacreditado ante teu convidado, porque lhe ofereceste algo que não é da tua competência, isso é Soberania de Deus.
Tampouco pelo facto de alguma vez ter corrido maravilhosamente com algum convidado que levaste e o resultado ser rápido e visível, signifique que é o padrão geral, que assim acontecerá sempre.
Por último o facto de alguém ir a uma reunião cristã e experimentar a salvação em Cristo e ser acompanhada duma cura espetacular ou libertação ou uma grande experiência espiritual e dramática, é só o princípio da sua caminhada com Deus. No cristianismo não se trata de sentir ou experimentar algo tremendo e espetacular, se trata dum processo de crescimento que durará toda a vida.
Não prometas algo que não tens certeza se irá acontecer ou não. Não somos Deus!