A maneira correta de dizer este ditado é: Não se pode agradar a gregos e troianos, que numa interpretação simples significa que não se pode agradar a todas as pessoas.
Mas apesar de ser um ditado antigo e muito divulgado, sempre encontraremos pessoas que procuram agradar a todos. Isto inclui cristãos e às vezes líderes.
Quando alguém se envolve numa situação de agradar a todos, o que está a fazer é vender sua alma as pessoas que deseja agradar e as próprias pessoas repararam nisso e muitas vezes se manifestará em abusos e situações incómodas e constrangedoras.
Em relação a vida comunitária como cristãos devemos seguir o exemplo do nosso Mestre Jesus, que soube se manter firme de carácter e nunca sucumbiu a nenhuma pressão que se exerceu sobre Ele.
O cristão deve ser imparcial em todos seus relacionamentos, isto não significa que nunca seremos simpáticos ou atenciosos para com alguém especificamente. Todos temos amigos e irmãos de que gostamos e não faz mal agradar-lhos de vez enquanto como uma maneira de expressar nosso amor e consideração para com eles.
Agora, querer agradar gregos e troianos é uma tarefa inglória e frustrante, porque por mais que nos esforce-mos por querer agradar a todos, nunca o conseguiremos.
Um pastor que procura agradar a toda a congregação nunca o conseguirá, porque ela está composta de pessoas diferentes. Agradar a todos não é amar, porque quem ama verdadeiramente procurará ajudar a seu próximo com honestidade e sinceridade e quando alguma coisa não esteja correta o confrontará com firmeza mas temperado com amor.
Amar não é fazer vista grossa das coisas que precisam ser corrigidas e emendadas. Quem procura agradar a todos nunca confrontará a seu próximo, pelo contrário evitará abordar determinado assuntos porque não quer desagradar-lho.
Ainda que sejamos honestos e sinceros em nossa relação com nosso próximo, estamos sujeitos a ser mal interpretados. Quantos de nós já fizemos um bem a alguém e fomos retribuídos com ingratidão ou desprezo?
Não agrades gregos ou troianos, porque na verdade não se pode agradar a gregos e troianos.