Gostaria de deixar primeiramente em claro a definição da palavra homofobia segundo o dicionário de língua portuguesa significa: medo irracional em relação à homossexualidade; preconceito contra os homossexuais; ódio em relação aos homossexuais.
Noutras palavras é todo aquele ou aquela que não reagirá muito confortavelmente quando se atravessar com algum homossexual ou lésbica e pode haver casos de violência verbal, psicológica ou física, a estes atos se lhe define como ações homofóbicas.
Agora, o que me interessa a mim: Qual deve ser nossa atitude cristã e espiritual quando conhecemos alguém que se declara assumidamente homossexual? Baseando-nos na definição mencionada anteriormente, parto do princípio que um cristão nascido de novo não agirá irracionalmente ou com preconceito e menos com ódio, mas não posso garantir a reação de todos os cristãos, há de tudo na vinha do Senhor.
A Bíblia fala que nalgum momento da história alguns seres humanos se entregaram uns aos outros em suas concupiscências e paixões, homens com homens e mulheres com mulheres e adotaram e aprenderam esta determinada conduta e Deus os entregou a si mesmos e que colhessem a consequência dos seus atos.
No princípio Deus criou ao homem e a mulher e geneticamente só existem cromossomas masculinos e femininos, não existe uma terceira via como alguns defendem.
O homossexualismo ou lesbianismo é uma conduta aprendida, adotada voluntariamente pela pessoa, ninguém geneticamente ou biologicamente nasce assim. Pode haver fatores externos ou internos que levem a pessoa a assumir a dita conduta, mas é uma decisão consciente e voluntária.
No Novo Testamento encontramos ao apóstolo Paulo quando escreve a carta aos Coríntios, ele menciona que alguns membros da congregação antes de conhecer a Cristo haviam tido uma conduta homossexual, mas agora como cristãos já não viviam assim. Alguém lhes pregou o evangelho e creram e foram salvos e eles ou elas tomaram consciência que dita conduta já não era parte da sua nova vida em Cristo.
O homossexual e a lésbica a semelhança dos heterossexuais são seres humanos que nascem em pecado, separados de Deus por causa da sua natureza pecaminosa e nosso dever como cristãos não é antagonizar com eles pela conduta que tem, senão dar-lhes a oportunidade de ouvir o evangelho como nós ouvimos e deixar que eles decidam.
Há outras atitudes que quero compartir convosco, mas deixo para amanha.