Essa foi a afirmação e justificação de Eva ante Deus, quando foi confrontada, ela disse: foi a serpente que me enganou.
Mas a verdade é que ela juntamente com seu marido sabiam o que não tinham que fazer, comer da árvore da ciência do bem e do mal e eles comeram. Pregunto: Foi o diabo o culpável?
Uma grande parte do povo de Deus tem uma ideia de que o diabo é um ser ao mesmo nível de Deus, como se fossem dois pugilistas dentro dum ringue batalhando pelo título. Mentira, o vencedor sempre foi e sempre será Deus.
Deus é o Criador de tudo quanto existe, Ele criou a Lucifer, não para ser diabo ou Satanás, isso foi em que se converteu ao rebelar-se contra Deus e tornou-se um adversário Dele e da sua criação e especialmente de nós, seres humanos e agora por meio de Cristo filhos e filhas de Deus.
Satanás tem poder mas não é Todo-poderoso, gosta de enganar as pessoas e fazê-las crer que é onipotente, omnisciente e onipresente, mas esses atributos são única e exclusivamente de Deus.
A ideia de que Satanás toma ao crente e o controla e alguns até pensam que podem ficar possuídos por ele, é ignorância das Sagradas Escrituras. Já estive em igrejas onde se passam tudo o tempo repreendendo ao diabo, como se todas as coisas estivessem debaixo da sua influência, isso não é verdade, é uma sobre exaltação exagerada de dito personagem.
A Bíblia manda a estar vigiando e orando e estar atento a suas astutas ciladas, mas não a viver paranoico, repreendendo tudo e mais alguma coisa.
Porque a maioria de vezes que o crente falha é por causa da sua teimosia, capricho e por dar lugar a sua carne, que é um inimigo mais perigoso que o diabo. Muitos daqueles que culpam ao diabo como Eva, nunca assumem sua própria culpa, justificando sua fraqueza e desobediência, deitando a culpa a um elemento externo, neste caso o diabo.
Deus não pode ser enganado, Ele sabe quando nós somos os culpáveis de nossos erros, pecados, fraquezas e não adianta vir com a conversa fiada que foi o diabo.
Há cristãos que andam em derrota e passam tudo o tempo culpando ao diabo de seus fracassos. A Bíblia disse: “Maior é Aquele que está dentro de nós que aquele que está no mundo”.