Não há razão para ter uma vida amarga com Cristo! Ele preenche nosso ser, a Bíblia disse que Nele estamos completos.
Uma coisa feia de se ver é um cristão amargo, isso não glorifica a Deus e é uma pedra de tropeço para os crentes e até para os incrédulos.
A Bíblia disse que nenhuma raiz de amargura brote no coração, para que o crente não fique contaminado nem contamine aos outros.
Pode haver fatores que provoquem a possibilidade de amargar-nos? Sim. Como já disse anteriormente, algumas coisas não correndo bem, não saindo como esperávamos, pode levar a brotar uma amargura que azedará a vida e dos outros.
Posso enumerar algumas situações, não procurando querer abranger tudo, porque isso é impossível: um casamento falhado, um mal negócio, a traição dum amigo, uma desilusão amorosa, a falha dum líder, ter menos que outros, etc.
Já encontrei pessoas querendo ser algo que não são e ficar amargas pela frustração de não haver conseguido e vivem azedando a vida dos outros.
Uma pessoa amarga vive murmurando todo o tempo, de maneira subtil e impercetível a simple vista. A Bíblia disse que da abundância do coração fala a boca, daquilo que esteja cheio o coração isso será expressado através de palavras. O cristão amargo têm uma salada dentro do coração, por um lado o conhecimento das Escrituras, momentos de lucidez espiritual porque o Espírito Santo habita dentro dele, mas por outro lado terá palavras azedas, negativas, criticas contra aquilo que lhe perturba e que nunca foi sarado e normalmente tudo está mal, menos ele. O pior de tudo isto é que sempre encontra público que lhe ouve e companha sua amargura e acabam contaminados e falando como o amargo.
A amargura deixa de ser parte na vida dum cristão, quando há arrependimento, perdoar a quem ofendeu e esquecer ou pedir perdão, aceitar a realidade nova em que vive. Um conselho bíblico é esquecendo o que fica atrás e avançando para o que está diante. O amargo e a amarga vivem no passado, não disfrutam o presente e seu futuro não tem futuro.