A Bíblia relata a batalha espiritual que travou Elias ao lidar com um povo com coração dividido, por um lado queriam Deus e seus benefícios e por outro adoravam aos baales, deuses pagãos. Elias, usado por Deus demonstrou visivelmente quem é o Deus verdadeiro, mas isso não mudou totalmente o coração de Israel.
Hoje, encontramos pessoas com corações divididos, seja a nível da religião, no casamento, no trabalho ou na igreja.
A Bíblia fala que Deus põe o querer como o fazer segundo a Sua Vontade em nossos corações, noutras palavras Ele estabelece Seu Propósito, desejo e plano para que nos o executemos. Isso significa que nos planta num lugar para que a partir dali façamos o que Ele quer, conforme a função e de acordo com os dons concedidos.
Seu desejo é que permaneçamos fiéis no lugar onde devemos servir-lho e que nos entreguemos de todo coração, primeiramente a Ele e depois a Sua Causa. Não somos chamados a fazer tudo e mais alguma coisa, senão aquilo que Ele quer.
O problema com alguém que tem coração dividido é que quer estar em dois lugares ou duas realidades diferentes e isto leva a que a pessoa ou pessoas no fim de contas não estejam em nenhum dos dois. Porque ao dar força a um, debilita o outro e assim sucede se for ao contrário.
Às vezes, deparo-me com crentes que querem estar em dois lugares a mesma vez, gostam da sua igreja, mas também querem experimentar algo diferente e não se dão conta que seu coração já ficou dividido.
Não creio que Deus promova uma divisão de coração. Como já expliquei anteriormente, Deus planta um desejo no nosso coração, seja onde congregar-nos e que tipo de serviço deseja que façamos.
Se Deus deseja algo novo, então Ele trabalhará no nosso coração colocando um amor e interesse pelo novo que deseja que nos envolvamos; nunca promoverá uma divisão no coração de maneira constante, porque sabe que quem entra nessa atitude não fará nada com eficácia em nenhum lado.
Se Deus não está ordenando uma mudança de lugar, de congregação ou de ministério, então é a própria pessoa que está a dividir seu próprio coração e tudo isto trará dor, porque as pessoas a seu redor apercebem-se que estão fisicamente, mas seu coração está noutro lado.
Pastor Carlos, que fazer com alguém que tem coração dividido? Deixa-o sozinho(a) para que chegue a suas próprias conclusões, que decida que é o que quer.