Irmãos, a Obra de Deus não deve fazer-se de qualquer jeito! Mas, infelizmente alguns vivem sua vida cristã de qualquer jeito. Lembre-mos que nosso Deus é um Deus de ordem e fez todas as coisas que existem perfeitas e achou que tudo o que tinha criado era muito bom.
Isto significa que Deus não improvisou nem improvisa, apesar de ser Soberano para intervir quando Ele quiser e da maneira que Ele quiser. Mas, em relação a Seus Propósitos há planos desde antes da fundação do mundo, onde nós como crentes em Cristo nos tornamos parte ativa deles.
Se você e eu somos parte dum Plano Perfeito elaborado por Deus com toda precisão, porque viveremos e agiremos de qualquer jeito? Porque queremos pregar, cantar, servir e ajudar de qualquer jeito, tipo improvisação, sem ter uma devida preparação para que a nossa parte seja feita eficazmente e eficientemente.
A Bíblia fala de que toda a Escritura é útil, proveitosa e instruidora para que o cristão esteja preparado para toda boa obra. Disse boa obra, perfeita, não de qualquer jeito.
Se agimos de qualquer jeito, não corresponderemos a expetativa que Deus tem de nós, Ele sabe que somos imperfeitos e falhos, mas isso não nos isenta de preparar-nos e esforçarmos por ser melhores no serviço a Ele.
Jesus durante trinta anos não teve uma participação notória, só o breve relato da conversa que mantive com os escribas no Templo aos doze anos. Durante todo esse tempo se foi preparando até o início do seu ministério público, foi um filho submisso, estudante, porque frequentava a sinagoga, trabalhador, porque ajudava a seu pai na carpintaria e mantive sempre uma comunhão com Seu Pai, por isso crescia em graça para com Deus e os homens.
Quando chegou seu tempo para intervir Ele estava preparado e ainda foi testado no deserto enfrentando a seu adversário resistindo toda tentação com o poder da Palavra. Quando começou seu ministério estava preparado, porque foi se preparando ao longo da sua vida, por isso Ele não fez a Obra de Deus de qualquer jeito, senão, debaixo das diretrizes dos Pai e usando os dons e capacidades que lhe foram dados.
O cristão nascido de novo tem todas as ferramentas dentro de si para executar habilmente a Obra de Deus; isto vá exigir uma constante preparação e aperfeiçoamento para que quando nos tocar intervir, por mais pequeno que seja o serviço o façamos eficazmente e eficientemente e não de qualquer jeito.