07/05/2015

AMADORISMO

A palavra amador significa alguém que exerce qualquer arte, desporto ou ofício por gosto e não por profissão. Amadorismo é a falta de profissionalismo.

Quando criança e jovem jogava a bola com os amigos do bairro e a maioria era só para divertir-nos e ocupar as manhãs do Sábado, não saiu nenhum profissional, se bem certo havia alguns que jogavam bem e integravam algum clube, mas na verdade era puro amadorismo, ninguém fez carreira.

Agora, quando falamos do serviço para Deus, deparamo-nos muitas vezes com amadorismo na igreja, não falo de crentes novos que estão numa fase de descoberta, senão daqueles que já caminham anos com Deus, mas não exigem mais de si, conformando-se com fazer o mínimo dos mínimos e se é possível até fugir das responsabilidades ou compromissos.

Também encontramos pessoas que com tantos anos poderiam render uma melhor e excelente qualidade de ministração em relação ao dom ou dons que lhe foram concedidos, mas às vezes optam por enterrar-lho, como fez o servo da parábola dos talentos.

A Bíblia fala de crescer, amadurecer, desenvolver, aperfeiçoar, etc. Por tanto não estimula a fazer as coisas que são de Deus de maneira medíocre ou de qualquer jeito, senão tudo o contrário deve haver um desenvolvimento que torne cada vez mas eficaz nosso serviço.

Vou usar uma palavra, profissionalismo, que vem de profissional, que é alguém que desempenha seu trabalho de modo sério, rigoroso e competente.

Nas comunidades cristãs duma maneira geral pensa-se que com tal que o façamos com amor e sinceridade é suficiente e muitas vezes esta maneira de pensar limita o crente de exigir mais dele ou dela para profissionalizar-se no dom ou dons dados.

Profissionalismo é tudo o contrário do amadorismo onde muitos crentes ficam, porque acham que não foram chamados ao ministério, como um pastor, apóstolo, etc. O facto de não ser chamado para o ministério de maneira integral, não isenta ao cristão de se aperfeiçoar. Se pensamos desta forma, deixaremos de lado o amadorismo e faremos um trabalho muito mais excelente seja qual for o teu serviço, crianças, jovens, assistentes, músicos, cantores, evangelização, etc.

Tornar-te um profissional (entenda-se eficiente) fará que teu serviço a Deus e a teu próximo produza um maior enriquecimento no Reino de Deus.

O amadorismo não produz isso!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...