Penso que todos nós alguma vez já demos uma ordem aos filhos para que fiquem quietos, por causa da agitação que fazem com suas brincadeiras ou travessuras; também acontece com os professores nalgumas aulas, onde os alunos estão irrequietos e é necessário impor a ordem.
Às vezes Deus manda a seus filhos a ficar quietos, não necessariamente porque estejam a fazer algo errado, senão porque é a melhor atitude para o momento que estão a passar ou enfrentar.
O ser humano tem a tendência a querer fazer tudo e mais alguma coisa para solucionar as situações que surgem. Muitas vezes a nossa intervenção trará a solução, porque Deus nos tem dado sabedoria e inteligência e capacidades para exercer-lhas no momento adequado.
Mas há momentos em que Deus vá querer que fiquemos quietos, porque a nossa intervenção não solucionará nada, pelo contrário complicará mas a situação. Deus conhece-nos e sabe como somos, como pensamos e como agimos e às vezes Ele sabe que o melhor a fazer é ficar quietos.
Quando Deus nos manda ficar quieto é porque Ele quer ter toda a liberdade para intervir nessa situação específica. Sua sabedoria e capacidade são superiores as nossas muitíssimo mais e há coisas que nos não conseguimos solucionar, não somos Deus.
Lembro-me do rei Josafá que ficou rodeado de inimigos, uma situação impossível de enfrentar, dado que sua capacidade militar era muitíssimo inferior e foi atacado de surpresa, não estava preparado e Deus através de seu profeta falou para ele para ficar quieto e ver a vitória do Senhor. Nessa situação específica, ele não deveria fazer absolutamente nada, senão louvar e crer na palavra profética enviada por Deus.
Graças a Deus que o rei Josafá obedeceu e viu a seus inimigos ser derrotados ante seus olhos. Há vitórias que acontecerão nas nossas vidas por causa duma atitude de quietude ante o Senhor.
Tudo tem o seu tempo disse a Bíblia, há tempo para intervir e há tempo para ficar quieto, Assim como os pais ou os professores mandam calmar-se e ficar quietos aos que estão debaixo da sua alçada para que possa haver ordem e entendimento, assim Deus também muitas vezes manda que fiquemos quietos, para que a nosso espírito, alma e corpo se sossegue, se acalme para ver o poder de Deus.