Pseudo é uma palavra que exprime a ideia de falso, por isso podemos encontrar referências a pseudos médicos, pseudos policias, pseudos professores, etc.
O assunto que nos diz respeito é acerca dos pseudos cristãos ou os falsos cristãos. Podemos afirmar com toda certeza que toda congregação o tem.
O facto de haver pessoas que frequentam comunidades cristãs e não haverem nascido de novo e quererem comportar-se como cristãos, tratando de imitar, acaba sendo uma falsificação.
A Bíblia fala de falsos pastores, falsos profetas, falsos apóstolos e também de falsos irmãos e mais ainda, de falsos cristos. Porque acontece isto? Por que o joio cresce juntamente com o trigo e Jesus ensinou que não deveriam intentar cortar-lho porque estragariam o verdadeiro trigo. Deus no Dia Final separará o verdadeiro do falso.
Agora, muitos que são falsos ou pseudos não necessariamente são gente má, diria mais bem que são pessoas que tem boas intenções e querem ser cristãos sem nascer de novo, não funciona.
Quando me refiro a pseudos cristãos, refiro-me a pessoas que se introduzem dentro das comunidades cristãs para infiltrar-se e fazer um trabalho sujo, causando divisões, contendas, ensinando falsas doutrinas e desviando da fé aos incautos, que não sabem discernir entre o verdadeiro e o falso, ignorando o que disse as Escrituras acerca desta situação.
Uma maneira de combater o falso é ensinando o que é verdadeiro. A Bíblia fala que o Espírito Santo nos guiará a toda verdade, e o dever de todo líder é ensinar as verdades bíblicas, porque elas confrontaram a todos aqueles que as ouvem e quem anda em trevas normalmente foge da luz.
Por isso não concordo com esses ensinamentos só de bênçãos e prosperidade e que Deus só quer o melhor para ti (entenda-se materialmente) porque as congregações ficam cheias de interesseiros, que não querem que nada os confronte e é fácil então a introdução de falsos em todos os níveis.
O apóstolo Paulo preocupava-se com as igrejas que havia fundado, porque ficava a saber da introdução de todo tipo de falso nas congregações e exortava aos líderes a cuidar da doutrina e do rebanho verdadeiro do Senhor contra o ataque subtil dos pseudos cristãos.
Como distinguir-lhos? Pelos seus frutos os conhecereis. Nunca um pseudo cristão dará frutos dignos de arrependimento.