12/05/2015

PROSPERIDADE

Uma pessoa próspera segundo o dicionário é alguém feliz; venturoso; favorável e propício. Prosperidade significa boa fortuna; felicidade; riquezas e florescimento.

Estas definições apresentam a alguém que está bem da vida, especialmente folgado em relação ao dinheiro. Quando ouvimos esta palavra a associamos imediatamente a riqueza financeira.

Este conceito generalizado, também é considerado e interpretado dessa forma em muitos ministérios cristãos e especialmente pelos pregadores da prosperidade, que ensinam que todo crente deve ser próspero, rico e farto de bens porque isto demonstrará que Deus está com ele ou ela e a falta destes bens materiais é uma demonstração de falta de fé ou algo está mal em sua vida.

Não todos os crentes vão a ser ricos e prósperos financeiramente. Vou falar da nossa realidade portuguesa, como dizer-lhe a um crente que ganha €505 por mês (salário mínimo), que Deus quer que seja rico e milionário, se mal consegue pagar a suas despesas e não falo de crente tacanho, senão de crentes que são fiéis com as suas contribuições na sua igreja local. Com um salário como esse é impossível tornar-te rico e poso atrever-me a dizer que a maioria dos irmãos no mundo vivem com um rendimento básico ou um pouco mais.

Para ser rico, seja crente ou não precisa ser um investidor, aplicar o muito ou pouco dinheiro que tem, seja em produtos, a bolsa ou um negócio e não pode haver gastos supérfluos, por que é necessário guardar dinheiro para seguir investindo.

Se lemos as histórias dos homens e mulheres ricos crentes ou não, são histórias de sacrifício, negação e muita dificuldade e a maioria quebra o princípio recomendado pela Bíblia de não amar o dinheiro, porque só acarretará dor e sofrimento.

A Bíblia recomenda que sejamos felizes com o que temos e se conseguimos prosperar financeiramente, sejamos generosos e compartamos com quem não tem.

Prosperidade na Bíblia está associada a estar fazendo exatamente o que Deus quer que façamos, onde sua perfeita, boa e agradável vontade está no primeiro lugar. Noutras palavras o crente próspero terá como prioridade na sua vida realizar o propósito de Deus para com ele ou ela. Se nesse propósito surgir bens e riquezas como resultado da atividade realizada, tudo bem; e se não surgir, tudo bem.

Se nossa prioridade é agradar e obedecer a Deus em tudo o que nos instruir fazer, então seremos pessoas prósperas desde a perspetiva divina.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...