11/06/2015

INDIVIDUALISMO

É a tendência para a independência e para a definição de objetivos particulares em detrimento de objetivos coletivos. Também é a tendência para se libertar de toda a obrigação de solidariedade, para só pensar em si.

O individualismo no sistema do mundo é comum na maioria das pessoas que seguem a corrente deste mundo que só incentiva a ser independente, a atingir as tuas metas, a quais a maioria são egoístas e que só procuram a satisfação imediata do prazer, de obter coisas materiais, tangíveis.

Nos filmes ou nas séries televisivas normalmente a personagem principal é um herói ou um anti herói individualista, que não precisa de ninguém, que só usa as pessoas para atingir seus objetivos e sempre vence. Claro que isso é ficção, mas muitos o levam ao dia a dia, porque pensam que essa é a maneira de viver.

Quando Deus criou a Adão e a Eva ordenou-lhes para que se multiplicassem e enchessem a Terra, tudo isto para levar o ser humano a viver em comunidade, a ter uma vida social e que todos trabalhassem juntos, unidos, construindo uma sociedade que vivesse em harmonia, cooperando uns com os outros. Mas o pecado que entrou no ser humano levou-o a tender a ser individualista.

Não afirmo que todos os seres humanos são individualistas, só digo que é uma tendência em muitos e essa atitude atrapalha a realização de projetos que necessitam da cooperação de todos.

Na igreja de Cristo não há lugar para o individualismo, mas infelizmente às vezes surge no seio da comunidade. O dom ou dons que Deus nos confia são para ser usados para o benefício do Corpo de Cristo, para alcançar e servir a sociedade que nos rodeia, já que Jesus mandou os seus discípulos e a nós a ir ao mundo a anunciar as Boas Novas e isto envolve servir ao próximo, crente ou não.

A capacidade divina que o Senhor nos outorga não é para tornar-nos o único pregador, o único cantante, ou único professor, o único missionário, etc. Quem usa o seu dom para se auto promover, usando os irmãos para atingir os seus objetivos individualistas e egoístas, não entendeu que é viver e ser parte duma comunidade cristã.

Cada um de nós precisa dos seus irmãos e irmãs, por mais simples que sejam. Uma vez ouvi um pregador, que também é pastor noutro país que dizia que só tinha amizade com pastores que tivessem congregações de 500 ou mais membros, só convivia com gente de sucesso, honestamente achei-o tão presunçoso e tão… melhor não digo nada.

Aprendamos e aperfeiçoemos-nos cada dia a viver e servir comunitariamente, a pensar que há outros além de nós.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...