Passado pouco tempo, Jesus foi com os discípulos à aldeia de Naim, com uma grande multidão atrás de si. Quando chegou perto da aldeia, vinha a sair um funeral. O morto era um rapaz, filho único de uma viúva, e havia muita gente da aldeia a acompanhá-la. Quando o Senhor a viu, o coração encheu-se de compaixão. “Não chores”, disse-lhe. E dirigindo-se para o caixão, tocou nele, e os que o levavam pararam: “Filho, levanta-te!” Então o rapaz sentou-se e começou a falar com os que estavam à volta. Jesus entregou-o à sua mãe.
A multidão sentiu grande temor, e todos, louvando Deus exclamavam: “Levantou-se entre nós um poderoso profeta. Vimos hoje atuar a mão de Deus!” A notícia do que tinha feito naquele dia correu a Judeia de ponta a ponta, até mesmo para lá das suas fronteiras. Lucas 7:11-17
A viúva apresentada aqui havia passado e estava a passar por dois momentos amargos na sua vida, primeiramente a morte do seu marido, responsável pelo sustento da família e agora a morte do filho, que deveria tomar conta dela; praticamente ficou completamente desamparada, apesar da grande multidão que a rodeava.
Há situações na vida que levam-nos a pensar que é o fim e que o panorama do futuro é aterrador e sem esperança. Todos nós alguma vez já o sentimos. Estamos rodeados de pessoas, sejam familiares, amigos e até irmãos da igreja, mas na verdade quem passa esse bocado amargo é a própria pessoa que está envolvida nessa situação difícil, porque às vezes aqueles que nos rodeiam não chegam a entender e compreender a magnitude e dimensão do sofrimento e isso faz com que sintas que estás sozinho nessa situação trágica.
Jesus fez quatro coisas: viu a situação, compadeceu-se, aproximou-se e falou. Quando Jesus faz isso é porque está pronto a fazer um milagre que mudará o teu lamento pela alegria, a morte pela vida.
Talvez esta semana começa com notícias ou situações tristes, mas se Deus permite que estas linhas sejam lidas por ti é para comunicar-te que Ele não está indiferente ou distante da tua dor. Pode ser que o panorama humanamente falando não seja muito esperançoso, mas Jesus quer tocar e falar para a tua vida, que ainda que pareça que está morta a situação, Ele é a Ressurreição e a Vida e é Poderosos para levantar a quem está caído, desanimado, sem esperança e trazer para ti novamente esperança e a vontade de viver.
Crê que nesta semana, hoje mesmo Deus está a trazer Vida para ti e os teus.