02/06/2015

LADO PESSOAL

Uma coisa que venho observando e especialmente nos crentes, quão facilmente são levadas as coisas pelo lado pessoal. Quando me refiro o lado pessoal, refiro-me a levar a peito qualquer decisão ou abordagem que mexa com a vida do crente. Lembro-me de Paulo comentar de que muitos crentes só olhavam para si mesmos e que eram poucos aqueles que se interessavam ou preocupavam pelo bem-estar do próximo.

Quando temos um olhar alargado e deixamos de pensar só em nós mesmos e deixamos que Deus nos molde, nos transforme e nos use como Ele quer, então assim, nunca levaremos as coisas pelo lado pessoal, pelo contrário, entenderemos que Deus pode usar quem quiser e as circunstâncias que quiser para tratar connosco e levar-nos a um patamar espiritual mais alto, mais maduro.

Se cada vez que alguém mexe connosco, seja para corrigir-nos, dar-nos uma ordem, porque é uma autoridade acima de nós, inclusive seja através da pregação ou ensino e isto desmascara alguma coisa oculta ou não tratada e levamos isso pelo lado pessoal, acabaremos numa atitude carnal, infantil, como as crianças quando lhe tiram algo.

Somos parte dum corpo, não somos solitários, somos parte duma comunidade de crentes e todos precisamos crescer, amadurecer e ser transformados pelo Espírito de Deus, não dá para ser crentes independentes, tipo não me digam nada, porque senão, vou para outra igreja ou deixo de falar com este ou com aquele ou vou à reunião da igreja mas não falo com ninguém. Ridículo?

Pois essa atitude ridícula já a assisti várias vezes ao longo dos anos, crentes que querem fazer tudo à sua maneira e não querem que ninguém os contrarie. Às vezes é Deus usando alguém para tratar com ele ou ela para a superação de alguma área e não deixam, nem discernem que é Deus a querer ajudá-lo.

Não podemos fugir à realidade de viver uma vida comunitária, senão terias que converter-te num asceta e retirar-te a viver sozinho, assim ninguém mexe contigo e ninguém te incomoda.

Se Deus põe pessoas ao nosso redor é para aprender a viver e conviver com elas e Deus vai usar algumas delas para lidar connosco usando as diferenças, às vezes de opinião, de caracter, de personalidade, às vezes são postas acima de nós para que aprendamos a submeter-nos e a respeitar àqueles que estão em autoridade.

Agir levando tudo pelo lado pessoal, muitas vezes oculta um espírito rebelde e isso só trará infelicidade e frustração.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...