Esta palavra está associada à palavra recíproco que significa algo que se dá ou realiza em troca entre duas pessoas ou dois objetos. Outra definição é algo que existe ou se corresponde de parte a parte, noutras palavras é algo mútuo.
Quer dizer que quando há reciprocidade há correspondência por ambas as partes. A Bíblia revela que Deus estabeleceu mandamentos recíprocos, para serem exercidos entre os irmãos da fé; por exemplo: amai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, sujeita-vos uns aos outros e outros mais.
Estes são mandamentos ordenados pelo Senhor, não são opcionais, são mesmo para cumprir dentro do Corpo de Cristo.
Quando Deus determinou salvar o ser humano mediante a obra salvífica do Seu Filho, Ele na sua presciência sabia que haveria reposta, reciprocidade por parte daqueles que creriam Nele. O amor de Deus continua vigente para com aqueles que o rejeitam abertamente e enquanto estejam vivos a oportunidade de virem a ser salvos está disponível, depende deles.
Nós, como seres criados à imagem e semelhança do Nosso Criador também tomamos iniciativas para aproximar-nos do nosso próximo, seja para anunciar-lhe a salvação, para ajudar, para ter amizade, companheirismo, comercial, sentimental, etc.
Mas, para que possa funcionar harmoniosamente precisa-se de ambas as partes. Partamos do princípio da evangelização, nós como cristãos fomos chamados a anunciar o evangelho, a comunicá-lo duma ou doutra forma, se a pessoa que foi abordada responder positivamente, então haverá reciprocidade; se ela não aceitar por qualquer razão, nós temos que respeitar a sua decisão e liberá-la.
Transportando este princípio para as outras relações, cada um de nós podemos tomar iniciativa para relacionar-nos com os nossos semelhantes, mas deve haver reciprocidade para que essa relação cresça e aprofunde. Se uma parte não quiser pelo motivo que for, deve ser respeitada a sua opção; não se pode nem deve forçar uma reciprocidade, porque ela deve crescer e desenvolver-se naturalmente e não pela força ou pressão.
A própria Bíblia disse: Andarão juntos dois se não estão de acordo? Impossível. Nem o próprio Deus pressiona a ninguém para que o aceite, tampouco nós devemos fazê-lo.
Agora, em relação aos mandamentos recíprocos ordenados pelo Senhor, esses são para serem obedecidos e praticados dentro da comunidade dos santos. Se alguém disse que é cristão, mas não os prática por qualquer razão, será bom perguntar: É salvo?