É alguém que está numa posição de vigilar, normalmente num lugar alto para ter uma visão panorâmica do terreno. Ele vai cumprir dois propósitos: anunciar quando vem alguém conhecido e de confiança e avisar quando o inimigo se aproxima.
Uma coisa que o atalaia nunca deve fazer é ficar adormecido, distraído ou sair do seu lugar, porque isto pode custar a sua vida e a vida dos seus companheiros, é uma missão muito séria e de muita responsabilidade.
No livro de Ezequiel quando Deus o chamava para exercer o ministério entre os cativos de Israel, o colocou na posição de atalaia, para que tudo o que ouvisse da parte Dele o comunicasse tal como a ouviu, seja crente ou não, para que essa pessoa ou pessoas tivessem a oportunidade de arrepender-se e considerar os seus caminhos.
Ai do atalaia, profeticamente falando que não comunicasse a mensagem do Senhor, Ele mesmo disse ao profeta que o sangue deles seria cobrado ao profeta negligente e irresponsável.
Às vezes olhamos e ouvimos os pregadores e achamos um espetáculo a maneira como fluem através da obra do Espírito Santo, mas a maioria não imagina a responsabilidade que isto envolve. Comunicar a Palavra de Deus envolve ser fiel àquilo que Deus deseja transmitir e às vezes a mensagem não é nada agradável de se ouvir e muitos ficam mal-encarados e até alguns se zangam com pregador, como se fosse algo pessoal.
O pastor e a equipa ministerial que lidera com ele devem ser atalaias na congregação dos santos, não são levantados para pregar mensagens bonitas de se ouvir, senão para pregar a mensagem que procede do coração de Deus.
Deus sabe e conhece a necessidade e a situação espiritual de cada pessoa, seja crente ou não e Ele sabe como abordá-la a fim de confrontá-lo e Deus usará quem achar ser a pessoa certa para chegar a essa vida ou vidas.
A maioria quer ouvir coisas agradáveis, todo o sistema do mundo está preparado só para alimentar a satisfação imediata de qualquer capricho que o ser humano tenha. Infelizmente muitos pregadores e ministérios têm adotado este sistema e toda a pregação está enfeitada com coisas lindas e simpáticas de se ouvir, oferecendo um sem fim de bênçãos, como se Deus só servisse para isso, para nos abençoarmos.
O que a igreja de Cristo precisa e este mundo também são de atalaias, valentes, corajosos e fieis que se mantenham no seu lugar e anunciem o que Deus quer que se anuncie, sem medo e sem receio e o sangue de quem ouve, não será cobrado aos atalaias.