Sião é um monte que se encontra em Jerusalém, foi onde estava construída a fortaleza dos jebuseus, que David conquistou e posteriormente se chamou a Cidade de David. Seu filho Salomão construiu o templo no monte Sião e os israelitas passaram a ir a esse lugar para levar suas ofertas e adorar a Deus.
Na Bíblia encontramos muitas citas que fazem referência a atenção que Deus dá a Sião, onde se expressa seu amor por esse lugar, onde Ele decidiu habitar, também o ilustra como algo forte, inamovível e aqueles que esperam no Senhor serão como o monte de Sião.
Até aqui pode-se pensar que este assunto se limita só ao Antigo Testamento; dentro do propósito de Deus para com Israel e para marcar uma diferença com o resto das nações daquele tempo. Mas toda a Bíblia é inspirada por Deus e útil para nos ensinar nos dias de hoje.
Sião é uma figura dum lugar que agrada a Deus estar, habitar, isto significa que atrai a atenção Dele.
Aplicando-o ao Novo Testamento, hoje Deus habita no coração de todo aquele que aceita a Sua Salvação por meio de Cristo, quer dizer que a nossa vida deve ser de tal maneira que a Deus lhe agrade estar connosco, que ache que o nosso coração é um bom lugar para habitar.
Deus anda à procura de adoradores em espírito e em verdade, quer dizer que Deus não quer qualquer pessoa, só aqueles que vivem na dimensão do Espírito. Não falo de prédios ou edifícios, porque o que faz a diferença são aqueles que se reúnem num determinado lugar para adorá-lo, como também sucede a nível pessoal, quando estás em casa.
Sião é uma figura dum lugar onde Deus decidiu habitar e manifestar a Sua Glória. O nosso coração deve ser um lugar onde Deus tenha prazer de habitar, de fazer habitação, de não querer ir embora. O nosso coração, figura de Sião deve ser um lugar agradável, onde Deus se sinta confortável, onde tudo está ordenado e limpo, onde Deus é exaltado permanentemente, todos os dias.
Sião era um lugar de adoração, de festa espiritual, de sacrifícios de louvor, onde os sacerdotes e o povo adoravam a Deus cada dia. David e todo o povo dançavam ante Deus em Sião.
Não precisamos ir a Sião, em Jerusalém, em Israel para adorar a Deus. Não importa qual seja o país em que vives, que o teu coração seja como Sião, o lugar que Deus ama e onde Ele deseja habitar.