11/08/2015

NÃO ACEITO ORDENS!

Uma afirmação como esta parece como que liberta, como se a pessoa ficasse livre de todo jugo, mas na verdade só levará a ela a uma atitude rebelde para com toda autoridade delegada por Deus.

As autoridades delegadas por Deus abrangem todo o ser humano, seja cristão ou não. Desde que nascemos vamos encontrar pessoas acima de nós, que tomarão conta de nós desde pequenos, os pais, os professores, os patronos, as autoridades e a lista é bem comprida.

Porque sempre haverá alguém que terá autoridade sobre nós; aliás, é a única maneira para que se possa governar uma sociedade, porque não existindo esta ordem, acabaria terminando numa anarquia. O livro de Juízes narra que em determinadas épocas da história de Israel, não havia uma hierarquia de autoridade e cada um fazia o que queria e acabavam por ser dominados por muitos inimigos.

Deus é um Deus de ordem! Isso significa que Ele quer que aprendamos a ser respeitadores daquilo que Ele estabeleceu para um melhor funcionamento de todo o criado.

Deus também sabe que por causa do pecado que nos separa Dele, existe dentro de nós uma inclinação a rebelar-nos a toda autoridade. Isso vê-se nas próprias criancinhas que desde tenra idade rebelam-se contra os pais, com gritos, gestos, birras e todo tipo de cenas esquisitas e os pais vêm-se obrigados a exercer uma disciplina para restabelecer a ordem das coisas.

Nalguns casos infelizmente esta atitude rebelde vai-se desenvolvendo da pior maneira ao longo da vida e muitos acabam destruindo a suas vidas e daqueles que os rodeiam e gostam deles.

Os cristãos nascidos de novo e isto algo que sempre enfatizo, devem ser submissos às autoridades que estão por cima dele ou dela e não limito-me só à esfera eclesiástica, senão em todas áreas da vida em que se movem.

Já encontrei cristãos que tomam uma atitude de não aceitar nenhum tipo de ordens, alguns de forma frontal e descarada e outros de maneira subtil e fingida, e são os piores, porque simulam que obedecem e enganam a outros e a si mesmos, mas a Deus não.

Deus honra a obediência e a submissão, aliás, sem estas atitudes é difícil ser promovido por Ele, porque a relação com Deus baseia-se em confiança e fidelidade.

Ser fiel no pouco servirá para que na medida que cresçamos espiritualmente sejamos fiéis no muito. Se não queremos acatar ordens de ninguém, pelo motivo que seja, então, nunca conseguiremos desenvolver uma vida cristã saudável e respeitosa por aqueles que Deus pôs sobre nós para nos ajudar.

No fim das contas, se não aceitamos ordens, já construímos a nossa fama de rebeldes sem causa.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...