21/08/2015

PORQUE ALGUNS CRISTÃOS CONTINUAM PECANDO DEPOIS DE SER SALVOS?

É importante fazer a seguinte aclaração: Há dois tipos de pessoas no mundo, espiritualmente falando, os crentes e os incrédulos. Os crentes são aqueles que nasceram de novo em Cristo tornando-se o Senhor e Salvador das suas vidas; o incrédulo tenha religião ou não, permanece na sua independência de Deus vivendo à sua maneira, segundo as suas próprias ideias.

O incrédulo peca e não se sente mal por isso, porque a sua natureza está corrompida e a sua inclinação natural é pecar, pratica o pecado como parte da sua vida.

Os crentes nascidos de novo já não praticam o pecado, pelo contrário, agora ele ou ela tem a natureza divina dentro dele/a e isto leva-os a entender que quando pecam estão ofendendo a Deus e arrependem-se e continuam o seu caminhar diário com Deus.

O incrédulo pratica o pecado, o crente já não pratica o pecado, mas pode pecar, se não vigiar. Agora em Cristo a sua nova inclinação com a ajuda do Espírito Santo é querer agradar a Deus e viver uma vida que o honre e lhe dê a devida glória.

Então, porque alguns cristãos continuam pecando depois de ser salvos? Não existe uma reposta comum para todos os cristãos que se acham nesta situação, de estar mantendo um ou vários pecados ativos como crentes, cada caso é um caso.

A Bíblia revela-nos que Deus é Santo e que essa é a maneira que o cristão deve viver cada dia, em santidade. Isto significa que deve haver um desejo e vontade de querer viver dentro do padrão estabelecido por Deus para os seus filhos e filhas.

Existe a santificação imediata que acontece quando nos convertemos a Cristo, todos os nossos pecados cometidos desde que nascemos biologicamente e inclusive o pecado que nos separava de Deus é perdoado, limpo e apagado. A partir do novo nascimento começa a obra de santificação que será progressiva e esta dependerá da nossa cooperação com o Espírito de Deus.

O fato de haver crentes que continuam pecando depois de serem salvos, falando de uma maneira geral e não tratando caso por caso, tem que ver com a visão e temor que tenham de Deus e da Sua Santidade.

Se existem cristãos que persistem em manter estilos de vida pecaminosos é porque assim o querem, acabando por tornar-se uma atitude e comportamento desobediente.

Fomos chamados à santificação, a viver separados da contaminação do mundo. E se Deus salvou-nos, não será poderoso para dar-nos a força e a graça para vencer a tentação depois de ser salvos?

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...