A ideia que a maioria das pessoas tem acerca da palavra liberdade e o seu significado é a de não estar preso a nada nem ninguém que impeça o desenvolver livre da pessoa para fazer as suas próprias escolhas conscientemente e voluntariamente.
Existem pessoas que por causa do lugar em que vivem são favorecidas com uma ampla liberdade de viver como bem acharem; mas também encontramos outras pessoas que vivem sob sistemas de governo que não dão espaço para que elas tomem livremente decisões, ficando condicionadas a determinadas regras e proibições.
Através da história, a humanidade tem conseguido libertar-se de muitas situações escravizantes, impostas pelo próprio ser humano aos seus próximos a fim de controlá-los e impedir que tenham uma verdadeira liberdade.
Mas a verdadeira liberdade não é viver num regime que permita fazer tudo e mais alguma coisa como me apetecer, porque muita gente usa essa liberdade e a transforma em libertinagem, acabando por fazer muitas coisas que atentam contra os valores morais e decência e tudo isso feito em nome da liberdade.
Fazer tudo o que me apetece sem restrições morais e éticas, não é necessariamente verdadeira liberdade, porque no fim de contas a pessoa acabará escravo das suas paixões e desejos desordenados.
Deus criou o ser humano com liberdade de pensamento, com a capacidade de fazer escolhas, mas colocou limites, que estão bem definidos na Sua Palavra e pôs dentro de nós a consciência, a qual aprova o que está certo, como desaprova o que está errado, é uma voz interior que nos ajuda a separar um do outro para nosso próprio bem; infelizmente muitos apagam essa voz e dão prioridade aos seus caprichos.
Quem pensa e age assim, acha que é verdadeiramente livre para fazer o que lhe apetecer, mas engana-se a si mesmo. Essa não é a verdadeira liberdade, ela manifestar-se-á quando na minha liberdade de escolha decido fazer o certo e não o errado.
Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara”. Essa verdade é uma pessoa: Jesus Cristo, que sabe muito bem que o ser humano precisa primeiramente dum Libertador que o possa libertar do descontrolo ao que estamos sujeitos como raça caída. Qualquer pessoa pode acabar usando a sua liberdade política, social ou económica para só satisfazer os seus desejos egoístas, onde a libertinagem e o abuso tomará o controlo.
Verdadeira liberdade é viver uma vida com Deus, sem estar mais sob o domínio do pecado que nos inclina ao mal. Verdadeira liberdade é dizer não ao mal e dizer sim ao bem, àquilo que procede de Deus.
O desejo de Deus para a tua vida é que vivas uma verdadeira liberdade em Cristo, porque Ele é o único que faz verdadeiramente livre o ser humano.