19/08/2015

APARÊNCIA

Uma definição pode ser o aspeto exterior de uma coisa considerado diferente do que essa coisa realmente é; ilusão; disfarce. Um ditado muito popular em muitos lugares do mundo disse: Nem tudo o que brilha é ouro.

Existe também a expressão: Manter as aparências. Isto significa comportar-se de modo a não revelar uma situação embaraçosa ou sujeita a preconceito social.

A Bíblia que é a nossa guia para uma vida espiritual do agrado de Deus, ela nos adverte que nos últimos tempos haverá homens e mulheres com aparência de piedade, mas na verdade negarão com as suas ações toda a eficácia do evangelho.

Noutras palavras haverá e creio que sempre houve pessoas dentro da vida cristã comunitária que aparentam ser algo que não são. Ante os olhos de Deus não conseguem ocultar ou fingir, porque Ele sabe como são realmente, mas conseguem enganar ou iludir aos santos e só com discernimento e observação dá para reparar que algo não está certo na sua vida.

Quando nos encontramos no ambiente da congregação e existem áreas da nossa vida que não estão em sintonia com Deus, podemos cair na tentação de aparentar que tudo está bem, mas no fim de contas estamos a enganar-nos a nós mesmos.

Não adianta nada guardar uma aparência de santo, quando na verdade não vamos enganar a Deus. Pelo contrário devemos combater a hipocrisia de querer manter uma aparência de algo que na realidade não somos.

Uma das coisas que agrada a Deus é quando temos uma atitude humilde diante Dele e mantemos essa atitude ante os nossos irmãos e irmãs na fé. Não esqueçamos que o mundo que nos rodeia também nos observa e os olhos deles são muitas vezes mais aguçados e espertos que a análise dum crente. A gente do mundo sabe quando um dito crente está só a aparentar, a fingir algo que não é. Quando apanhado fica numa situação embaraçosa e desacreditada.

Não precisamos impressionar aos nossos semelhantes, como não precisamos construir uma vida baseada numa mentira, numa ilusão, numa casca bonita por fora, mas com um conteúdo pobre e podre por dentro.

Seja genuíno, seja genuína em toda a sua maneira de viver! Deus não está a exigir que você seja perfeito e que tenha que aparentar o que não é. O que Deus deseja de cada um de nós como seus filhos é que vivam uma vida verdadeira e transparente, não de aparência.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...