Jesus quando desenvolvia o seu ministério terreno deixou bem claro que apesar de ser o Filho de Deus, Deus mesmo no nosso meio, Ele não tinha vindo para ser servido, senão mas bem para servir e dar a sua vida em nosso favor.
Esta maneira de ver é muitas vezes contrária à ideia que o mundo tem, qualquer que seja o cargo ou título, muitos o usam para exercer poder e domínio sobre os seus próximos. Muitos acham que a posição que obtiveram é para dar ordens aos subordinados.
Na igreja de Cristo, infelizmente às vezes encontramos esta situação, que acho uma situação caricata, porque nós os cristãos temos O Livro, que nos revela as atitudes e condutas corretas que nos devem caracterizar como filhos e filhas de Deus.
Você irmão, irmã, juntamente comigo fomos chamados para servir a Deus primeiramente e depois ao nosso próximo. Servir significa que a prioridade é o outro, não nós.
Se em nosso serviço a Deus, Ele no seu propósito permite que algum cargo ou título surja na nossa vida, será para realizar um melhor serviço, porque este vai-nos definir quanto ao papel que deseja especificamente que realizemos.
O cargo ou título outorgado não é para sentir-nos superiores ou uma raça especial de cristãos, porque se agimos dessa maneira se tornará em algo torpe, que nos fará cair e àqueles que nos rodeiam, causando dor, tristeza e confusão.
Deus não é Deus de confusão e você e eu não fomos chamados para confundir, senão para facilitar o avanço do povo de Deus.
Se o cargo ou título é usado para promover os teus interesses pessoais, mais vale deter-te um momento e refletir seriamente como está o teu serviço para com Deus e para com o teu próximo.
O cargo ou título não deve fazer de nós pessoas torpes, que fazemos tropeçar aos outros. O cargo ou título é uma posição de privilégio e responsabilidade que deve levar-nos a revisar constantemente nossas motivações e intenções do nosso coração, para ver se está presente o motivo real e que nunca deve desaparecer: Servir aos outros.
O cargo ou título é uma posição que nos coloca estrategicamente dentro do Corpo de Cristo para ajudar no seu desenvolvimento, não é para obter uma posição de destaque ante os outros.
Há pessoas que funcionam melhor sem cargo ou título dentro da igreja, por isso observemos sempre o desenvolver de cada membro do Corpo de Cristo e reparemos se o cargo ou título está certo para ele ou ela, porque não venha a acontecer que o cargo ou título entorpeça o seu serviço e entorpeça o caminhar dos outros.