Adão e Eva compreenderam a sua desobediência, mas a partir dali a sua natureza por causa do pecado ficou corrompida. A sua descendência, os seus primeiros filhos, Caim e Abel nasceram em pecado e separados de Deus.
Creio que os seus pais lhes ensinaram aquilo pelo qual passaram, mas também mostraram para eles que havia uma maneira de estar ligado a Deus e como deveriam cultuar-lho corretamente a fim de achar graça diante Dele.
Caim e Abel como irmãos que cresceram juntos devem ter tido os seus momentos de diversão e brincadeira como qualquer criança, enquanto ajudavam os seus pais nas fainas do dia, até tornarem-se cada um profissional na sua área.
Caim tornou-se agricultor e Abel criador de ovelhas e cada um desenvolvia-se eficientemente no seu ofício.
Havia tempo para tudo, tempo de trabalhar, tempo para descansar, mas também tempo para cultuar a Deus e levar-lhe um sacrifício de louvor para glória Dele.
Que foi aquilo que Deus reparou? O coração de cada um e a sua atitude em relação a instrução dada por Deus a Adão e Eva e que eles transmitiram a seus dois filhos.
Caim trouxe como oferta o fruto da terra e Abel trouxe o melhor do seu rebanho. Porque Deus agradou-se da oferta de Abel e não se agradou da oferta de Caim?
Porque Deus ensinou aos seus pais e eles ensinaram aos seus filhos que para acercar-se a Deus e obter o perdão pelos pecados e falhas cometidas tinha que haver derramamento de sangue. O fruto do campo não era a forma como Deus havia instruído ser a forma de aproximar-se a Ele; aqui vemos a Caim estabelecer a sua própria maneira, forma e até diríamos que Caim foi o primeiro religioso que criou a sua própria religião, como dizem alguns: eu adoro a Deus à minha maneira.
Abel tinha entendido como aproximar-se do Seu Criador, com sacrifício de louvor e com derramamento de sangue e até preocupou-se de levar o melhor do rebanho, animais perfeitos. Essa atitude de obediência agradou a Deus e a sua oferta foi aprovada por Ele.
Como nos aproximamos a Deus? Baseados nas nossas próprias obras? Com as nossas ideias pessoais? A nossa maneira?
Nós, no dia de hoje não precisamos sacrificar animais, mas devemos apresentar-nos a Deus por meio do único mediador entre Ele e nós, Jesus Cristo e que o sangue de Cristo nos limpe de todo pecado.