Segundo o dicionário significa: Aquilo que se deixa por disposição testamentária a quem não é herdeiro legítimo; sucessão a título particular.
Aquilo que as gerações passadas transmitem às atuais. Dádiva.
Quando se é jovem não se pensa em legado. Nos anos de maior produtividade só se procura prosperar e engrandecer e muitas vezes não se tem presente a ideia de que somos passageiros e que existe uma geração mais nova que precisa da nossa experiência e orientação.
Quem tem uma visão mais alargada e pensa nos outros tomará a iniciativa de transmitir aos mais novos o seu leque de conhecimento e fará tudo o que esteja ao seu alcance para que eles façam melhor que ele ou ela.
No plano espiritual, nós fomos instruídos pelo mesmo Senhor Jesus Cristo a fazer discípulos. Nunca esteve na ideia Dele que a nossa vida deve estar só centrada em nós mesmos e descuidar daqueles que põe ao nosso redor. E isto não tem que ver com a idade, senão mas bem com a maturidade espiritual.
O tempo que Jesus passou na Terra foi curto e especialmente quando iniciou o seu ministério, três anos e meio. Durante esse período aproveitou ao máximo para transmitir as verdades do Reino aos seus discípulos mais próximos e apesar das tremendas falhas que cometeram, no fim entenderam o seu papel e fizeram o mesmo, transmitir a mensagem e missão àqueles que se convertiam ao Senhor.
O seu legado através das gerações tem chegado até nós e não pode parar, toca-nos a nós continuar a transmitir o legado espiritual.
Quando vejo alguns membros do Corpo de Cristo empenhados em ser grandes e famosos, só procurando o seu engrandecimento pessoal e transmitindo essa imagem aos outros, levará a muitos cristãos a pensar que trata-se disso, de fazer a sua carreira, de conseguir os seus logros, alcançar os seus sonhos, como se o cristianismo acabasse num mesmo.
Aquilo que Deus estabeleceu em relação ao Seu Reino vai muito além de nós mesmos. Aquilo que devemos empenhar-nos com toda dedicação é investir no Reino, isto é: vidas.
Se a tua posição atualmente é a de um cristão ou cristã maduro, que serves ao Senhor com os teus dons e serviço, então, não penses só em ti, pensa naqueles que te rodeiam, naqueles que são mais novos que tu na fé, que estão com sede e fome de aprender, de querer fazer a Vontade de Deus.
A esses transmite-lhes o teu legado espiritual.