28/08/2015

PORQUE AS PESSOAS FRUSTRAM-SE?

Segundo o dicionário de língua portuguesa a frustração define-se como a deceção causada pela não satisfação das expectativas; desapontamento; malogro.

Segundo a Psicologia é o estado resultante da impossibilidade de satisfazer uma necessidade ou um desejo.

Estar frustrado por causa de alguma situação que não resultou como queríamos não é pecado. Digo isto, porque às vezes alguns cristãos associam o não resultado como consequência de algo mau que fizeram e que Deus não quer abençoá-los concedendo o seu desejo ou desejos.

Se pensarmos bem, podemos chegar à conclusão que há situações na nossa vida que nunca vão acontecer, por mais empenho e dedicação que façamos e até oramos, mas no fim acabamos frustrados porque não deu o resultado que esperávamos.

Às vezes criamos expectativas exageradas sobre um determinado assunto e saímos um pouco ou muito da realidade e estamos expectantes de coisas tão fantásticas e como metemos a Deus no assunto partimos do princípio que Deus vai conceder tudo o que pedimos e depois na hora da verdade não resulta e alguns até ficam tristes com Deus por não responder-lhes à altura das suas expectativas.

Existem fatores externos que podem levar-nos à frustração, como por exemplo: outras pessoas que não cooperam para a realização do almejado propósito, uma crise financeira nacional, fatores da natureza, etc.

O facto de ter boas intenções e desejos para concretizar um projeto pessoal, familiar, negócio ou a nível de igreja, não é garantia da sua concretização e nem o facto de Jesus Cristo ser o nosso Senhor nos isenta de ficar frustrados. Há coisas que não vamos conseguir ver realizadas, apesar de nós querermos; há coisas que escapam ao nosso controlo.

O problema de criar uma expectativa muito grande em relação a um determinado assunto que desejaríamos ver realizado e que no fim de contas não resulta é que a frustração pode tornar-se em ressentimento, amargura, raiva e outros sentimentos parecidos, se não sabemos como lidar com ela.

Nada é perfeito nesta vida, mas a vantagem que temos como cristãos é que Deus está connosco e Ele promete fazer a nossa caminhada leve no meio de tanta adversidade.

A melhor maneira de agir será entregando a Ele todo o assunto que queiramos empreender, é Ele que sabe o futuro, porque tem um plano para cada um de seus filhos, ajudar-nos-á na concretização de alguns projetos. Deus quer ser parte da nossa vida e quer evitar que sejamos filhos ou filhas frustrados, porque as coisas não saíram como nós queríamos.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...