Biblicamente a igreja não é um prédio ou edifício ou templo, são aqueles que se arrependeram e aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e nasceram de novo.
A maioria das pessoas, inclusive os próprios incrédulos chamam ao local de reunião de igreja, não está mal e é uma maneira fácil de identificar um lugar apartado para o culto ao Senhor, onde se reúnem os cristãos para adorá-lo publicamente.
Existe uma ideia que para adorar a Deus não é preciso ir à igreja, basta crer Nele e ler a Bíblia em casa. Quem pensa assim, não conhece a Bíblia que tem nas mãos, porque ela através de muitas passagens, tanto no Antigo Testamento como no Novo falam da importância de frequentar a Casa do Senhor.
O problema que surge com pessoas que pensam assim, partindo do princípio que se converteram de verdade, é que elas acabam por ser suas próprias mestres e chegam às suas próprias conclusões por elas mesmas, não aprendem de ninguém nem consultam a ninguém, acabando sujeitas aos seus próprios sentimentos e pensamentos. A própria Bíblia nos adverte que o coração do ser humano é enganoso.
Existem algumas situações especiais, como por exemplo: viver num país cujo regime é anti cristão e onde existe perseguição contra os crentes. O interessante é que os cristãos nesses países procuram formas e maneiras de encontrar-se, receber materiais bíblicos, ouvem mensagens através da rádio, satélite ou internet conforme as suas possibilidades e sabem que se são apanhados serão presos, torturados e inclusive mortos, mas eles não desistem.
Esta situação que acontece no dia de hoje deveria provocar vergonha naqueles que tem tudo a seu favor para reunir-se com os seus irmãos na Casa do Senhor e não o querem fazer, inventando mil e uma escusas.
Pode haver fatores válidos que impeçam ir à reunião? Sim. Mas Deus sempre tem uma saída, só se a pessoa estiver doente e acamada. Ainda que o trabalho seja na mesma hora do culto, sempre haverá outros cultos noutros dias, senão no templo, haverá grupos familiares realizados em casa dos irmãos.
Já ouvi gente dizer que a Comunidade Cristã de Murtosa fica longe, então, isso é muito fácil, procura uma comunidade cristã bem pertinho de casa. Hoje em Portugal como em muitos países onde há liberdade de culto, tem muitos locais para reunir-se, só na cidade onde moro tem oito a dez congregações, a Murtosa tem dois e assim por diante.
Há duas razões do porque uma pessoa não frequenta a Casa do Senhor: 1) Não nasceu de novo e não vai entender a razão de ir e 2) Nasceu de novo, mas na verdade não passa dum desobediente à ordem dada por Deus de congregar-nos com regularidade.