Porque alguns crentes não dão mais além de assistir de vez em quando a uma reunião cristã? Porque alguns crentes não usam os talentos naturais juntamente com o dom ou dons que receberam quando aceitaram a Cristo?
Faz-me lembrar a parábola dos talentos, uma das personagens descritas nela simplesmente não fez nada, o enterrou e o seu argumento não teve uma justificativa diante de seu senhor, o qual o recriminou e o mandou embora.
Todos os que servem ao Senhor usando os seus talentos naturais e dons espirituais têm as suas batalhas contra a sua própria carne, que resiste submeter-se ao Espírito e o cristão tem que esforçar-se para realizar o labor confiado.
Podem haver muitos argumentos que alguns crentes apresentam para não dar mais, como por exemplo: não estou preparado, ainda me falta muito, não sei pregar, não sei cantar (como se fossem as únicas coisas a fazer na obra de Deus), tenho medo, posso falhar, tenho vergonha, etc.
Sejamos bíblicos, a nossa capacitação não provém de nós mesmos, é Deus quem nos capacita, é Deus quem pôs em nós talentos naturais quando nascemos biologicamente e através dos anos os fomos descobrindo. Quando nascemos de novo, Deus pelo Seu Espírito derrama sobre nós um dom ou dons conforme a Sua Vontade e conforme o propósito que tenha para a nossa vida.
Não existe biblicamente a ideia do crente inútil, como a personagem da parábola dos talentos. Creio que o galardão que receberemos no Tribunal de Cristo será consoante o nosso serviço prestado na Obra de Deus aqui na Terra. Não fazemos coisas para ganhar a salvação, porque já somos salvos por meio da obra de Cristo Jesus. Também pode ser que algumas pessoas que frequentam a Casa do Senhor nunca nasceram de novo, mas gostam de frequentar a reunião, porque nos acham pessoas simpáticas (e somos) gente boa, gente fina, gostam do ambiente, mas não têm o Espírito dentro delas, não têm dom nenhum, espiritualmente falando, por isso não lhes nasce fazer nada.
Não estou a dizer que não sejam produtivas laboralmente, nem talentosas para fazer algo bom a favor da sociedade; estou a falar que se uma pessoa verdadeiramente nasceu de novo e não faz nada nem coopera em nada como membro do Corpo de Cristo, isso não é normal.
Se alguém que é verdadeiro crente em Cristo e não quer dar mais, é porque realmente não quer fazê-lo.