Será? A Bíblia nos disse para não declarar que o tempo passado foi melhor. Não digas que os tempos passados foram melhores.
O apóstolo Paulo no Novo Testamento nos disse para esquecer o que fica atrás e avançar para o que está em frente até que cheguemos a meta que é Cristo na glória. Quando Paulo se refere ao passado isso inclui coisas boas e coisas más; a maioria pensa que são só as coisas más, uma vida de pecado.
Todo ser humano, incluindo os cristãos tem uma história e especialmente aqueles que já atingiram uma idade adulta, já passaram por muita coisa, algumas foram boas ou muito boas e elas trazem boas memórias e podemos recordá-las com alegria e satisfação e compartir-lhas com outros segundo a circunstâncias.
Podemos recordar mas não ficar alimentando o passado, porque nunca avançaremos. Se você é uma pessoa que vive só de nostalgias e lembranças dum passado glorioso, de coisas boas que viveste e tiveste, pode tornar-se num tropeço para ver tua realidade no presente e impedir projetar-te para o futuro.
Já encontrei cristãos que só vivem recordando aqueles primeiros tempos em que nasceu a igreja que frequentam, aquelas primeiras reuniões de oração, louvor, convívio, etc. Praticamente tornam-se saudosistas e chamam a aqueles tempos de melhores.
Noutras palavras estão dizendo que aqueles tempos são melhores que o presente e que nada se compara com essa época. A Bíblia fala que Deus faz coisas novas cada dia, fala duma renovação, fala de fazer a Vontade de Deus e isso significa que Deus tem coisas preparadas para nós no dia de hoje e para que as realizemos caminhando em direção ao futuro.
Não podemos nem devemos viver no passado!
Quem fica vivendo com recordações do passado por melhor que tenham sido os momentos que passou, já passou! Isso chama-se passado, agora estamos no presente e caminhando em direção do futuro.
A vida cristã não é estática, nem está condicionada a idade física, porque, enquanto o homem exterior desgasta-se o homem interior renova-se cada dia, se mantém sua fé viva e comunhão com Deus.
Ele sempre terá coisas novas para aqueles que deixam de olhar para o passado e olham para o futuro. Um saudosismo em extremo é daninho, é um obstáculo para nosso desenvolvimento espiritual, mental e físico.
Não digas: Os tempos antigos foram melhores. Diga: Este é o dia que o Senhor fez, gozemo-nos alegremo-nos nele.