29/09/2015

A IGREJA ESTÁ PARADA!

Primeiramente é preciso definir que igreja não é um prédio, edifício ou uma instituição religiosa; ela é composta por todos aqueles que nasceram de novo em Cristo. A maioria das pessoas, inclusive crentes pensa e associa a palavra igreja a organização ou estrutura que está por trás e que administra os assuntos da mesma e que o pastor é a pessoa responsável por tudo o que passe ali.

É verdade que o pastor, quer sozinho ou juntamente com uma equipa de cooperadores, sejam os responsáveis pelo cuidado da igreja, mas isso não significa que são os motores que impulsam a vida de cada crente para que este não fique parado ou inativo.

A responsabilidade cabe a cada individuo, cada um responde por si mesmo. Como pastor tenho o dever de ensinar a Palavra de Deus, de realizar um discipulado, mas não tenho a obrigação nem o poder para manter ativo o crente, porque isso compete a cada crente, o que faz com o que aprende quando lê a Bíblia ou ouve os ensinamentos nas reuniões públicas é da sua inteira responsabilidade.

Através dos tempos já me encontrei com crentes que cobram aos líderes, porque acham que a igreja está parada e que os líderes deveriam fazer mais.

Em cada comunidade cristã, indistintamente do número de frequentadores, haverá pessoas que manterão viva a sua fé e não pararão em momento algum, porque estão em comunhão com Deus, aprendendo a Sua Palavra e pondo-a em prática, anunciando o Reino de Deus a toda criatura. Como também haverá crentes que não moverão uma palha para fazer algo, porque só estão focados nos seus assuntos pessoais, esperando que os outros façam tudo por eles, esses crentes não chegam a lado nenhum e a sua vida espiritual está parada.

Estar parado, inativo, sem fazer nada é culpa do próprio crente, o resto dos irmãos não são responsáveis pelo seu estado espiritual. Toca a cada crente de maneira individual manter viva a sua fé e associar-se com outros que pensem igual e estejam agindo, desejando realizar a vontade de Deus.

Creio que os líderes têm o dever de ensinar a Palavra de Deus e de organizar a igreja sob direção do Espírito Santo consoante o propósito de Deus para com a dita congregação. Mas não são chamados a entreter ou organizar atividades para que os crentes estejam ocupados para que não sintam que estão parados.

Deus tem um propósito e plano para ser realizado por cada um dos seus filhos. Descobre-o!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...