Este foi o sétimo da linhagem de Adão e durante o curto tempo da sua vida na Terra em comparação com os seus semelhantes que viveram muitíssimos mais anos que ele. Enoque teve uma vida de impacto, porque o seu nome e as suas ações estão registados nos livros de Hebreus e Judas.
Enoque foi um adorador e manteve uma íntima comunhão com Deus, ao ponto que foi trasladado ao céu e não passou pela experiência da morte. Durante a sua vida foi um profeta de Deus que denunciou as condutas impróprias dos seus semelhantes que viviam de costas viradas a Deus.
Como já explicámos anteriormente, havia duas linhagens, aqueles que buscavam a Deus e Enoque era dessa turma e havia a linhagem de Caim que viviam à sua maneira, sem considerar a Deus. Enoque na sua pregação confrontava essa geração de incrédulos e rebeldes, anunciando que um dia o Senhor viria com os seus miríades de anjos e santos e exerceria o Seu Juízo sobre este mundo pecador.
A Bíblia disse que Enoque não só foi um profeta, senão também foi alguém que agradava a Deus com a sua conduta. Deus gostou tanto da vida e conduta de Enoque que não esperou que chegasse a velho, senão que o arrebatou e levo-o ao céu junto Dele.
Quando lemos o Antigo Testamento, às experiências relatadas nele e as diferentes personagens retratadas, elas são como sombras, símbolos ou figuras de coisas que aconteceram no Novo Testamento e algumas que acontecerão e que possivelmente sejamos participantes delas.
O apóstolo Paulo fala nas suas cartas, sem dar data e o próprio Jesus também falou que Ele mesmo viria para buscar a Sua igreja e que podia ser em qualquer momento, quando menos pensássemos. Tanto Jesus como os apóstolos deixaram-nos nos seus escritos advertências para estarmos preparados, por que o arrebatamento, a vinda do Senhor será rápida como o abrir e fechar de olhos, uma milésima fração de segundo, por isso há urgência e diria também que deverá haver prudência de preparar-nos para esse evento.
Particularmente gostaria de experimentar esse evento, mas isso está na Soberania de Deus. Não se trata de estar adivinhando ou especulando como alguns nestes dias que por causa de certos fenómenos celestes já vaticinam datas do fim do mundo e a volta de Jesus, não vamos entrar por aí.
A vida de Enoque mostra-nos que ele agradou a Deus, cumpriu o seu ministério na sua geração e Deus decidiu num momento determinado trasladá-lo para junto d'Ele, Enoque não planeou isso, simplesmente viveu a sua vida com Deus e isso foi a sua preparação.
Assim deve ser connosco!