04/09/2015

EXORTANDO-NOS UNS AOS OUTROS

Exortar segundo o dicionário significa persuadir, mediante palavras ou discursos, a fazer alguma coisa. É procurar convencer; incitar; incutir coragem em outros.

Quando se exorta está-se a advertir, a dar conselho, a admoestar, é um discurso que pretende convencer.

Exortando-nos uns aos outros é uma ordenança bíblica dada aos crentes, é um mandamento reciproco, isso significa que deve acontecer no meio da congregação e não fica limitado só a nível da liderança.

Alguns confundem com repreensão e que muitas vezes acaba em discussão, porque leva às vezes a querer impor um ideia ou ação sobre o outro.

Exortar exige uma certa perícia, uma habilidade para dar um discurso que pretenda convencer, encorajar a outro ou outros a realizar algo que seja benéfico para a sua vida. Às vezes as pessoas não estão preparadas ou completamente entendidas de como se encontram numa determinada área da sua vida e aqueles que nos rodeiam apercebem-se melhor da nossa situação.

Apesar de que aquele que exorta perceber melhor a situação, não significa que está acima doutro, pelo contrário está ali para ajudar a seu irmão ou irmã a levá-lo a convencer que precisa entender que é necessário uma mudança para melhor.

A própria Bíblia está cheia de exortações tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento que apelam a corrigir a nossa maneira de andar e viver. Não esqueçamos que somos seres humanos arrependidos, mas que continuamos nesta vida até que o Senhor o permita e enquanto estamos aqui precisamos ser transformados à imagem e semelhança de Cristo.

Deus desenhou que a Sua igreja se reunisse periodicamente e não falo só de cultos, que também é parte da nossa vida cristã, senão mas bem em ter comunhão uns com os outros, porque nesses momentos que estamos juntos precisamos exortar-nos uns aos outros com palavras de incentivo, encorajamento e ânimo, porque o caminho que aceitamos seguir é estreito e difícil e vão surgir muitas situações que tentarão desanimar-nos, confundir-nos, desviar-nos e precisaremos que nossos irmãos, líderes ou não, nos exortem, assim como nós exortaremos a outros a prosseguir a sua caminhada.

Deus vai usar cada um de nós em diferentes momentos do nosso percurso para exortar alguém sobre uma determinada área da sua vida, como também nós encontraremos alguém que nos vai exortar a vencer aquilo que é um obstáculo na nossa vida cristã.

Exortando-nos uns aos outros até o dia que o Senhor venha nos buscar!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...