Quando Eliseu chegou, por sua vez, a criança estava efetivamente morta, deitada na cama do profeta. O profeta subiu, fechou a porta atrás de si e orou ao Senhor.
Depois deitou-se sobre o corpo do menino, pondo a boca na dele, encostando os olhos mesmo aos dele, e colando as mãos às da criança. O corpo da criança começou a aquecer de novo.
Então desceu, e andou pela casa, de um lado para o outro, algum tempo; tornando a subir, estendeu-se novamente sobre a criança. Desta vez ela espirrou sete vezes e abriu os olhos.
O profeta chamou a Geazi: “Diz à mãe que venha cá!” E quando ela apareceu: “Aqui está o teu filho.” Ela prostrou-se aos seus pés, foi pegar no menino e desceu. 2 Reis 4:32-37
A Bíblia não revela exatamente o que causou a morte da criança, mas esse foi o quadro que encontrou o profeta Eliseu. Aquela atitude e ação que tomou não tem explicação nem médica, nem lógica, mas as operações de Deus por meio dos seus servos às vezes são inexplicáveis.
Eliseu fez a sua parte e insistiu em continuar orando a Deus para que completasse a sua obra de ressurreição sobre a criança e na segunda vez que se prostrou sobre ela, voltou à vida.
Às vezes na vida vamos deparar-nos com situações difíceis e impossíveis de solucionar humanamente. Tentamos uma vez e parece que há uma reposta, mas o problema ou situação continua presente e isto deve levar-nos a insistir na oração.
Jesus ensinou acerca da viúva que insistiu ante um juiz injusto e cada dia lhe batia a porta, até que o juiz se fartou dela e decidiu a seu favor, com tal que fosse embora. O princípio que Jesus ensinou foi em relação à importância de orar persistentemente e não desistir facilmente à primeira negativa.
Há momentos na vida que só uma oração não basta e com isto não desvalorizo uma oração feita com fé. Deus já me respondeu só com pensar, nem orei e Ele respondeu só ao me desejo e possivelmente já aconteceu contigo.
Hoje encontro-me numa situação em que já orei, mas entendo que preciso orar até ver a saída que Deus tem. Eliseu nos ensina que às vezes a primeira oração não basta, precisamos continuar orando até que a vitória venha à tua vida.
Não desistas! Continua orando, ainda que os teus olhos vejam algo que está morto, inerte, parado, continua orando até que a vida de Deus venha sobre essa situação.