Estás a desfrutar o que tens agora? Estás a desfrutar da tua família? Muitos estão sozinhos na vida. Estás a desfrutar do trabalho e do fruto que obténs dele? Muitos estão desempregados. Estás a desfrutar da saúde que tens? Muitos estão doentes e debilitados. Estás a desfrutar da tua casa? Muitos vivem na rua. Estás a desfrutar de…?
Há duas advertências na Bíblia que vêm à minha memória em relação àquilo que significa desfrutar da vida que Deus nos concede e não me refiro à salvação, que já de por si é bom e com isso deveríamos ser pessoas felizes, mas infelizmente muitas pessoas, inclusive cristãos não desfrutam o que têm e vivem uma vida de insatisfação.
Jesus quando esteve na terra disse aos seus discípulos para não se preocuparem com o dia de amanhã, queria que os seus seguidores vivessem cada dia. Quando nos preocupamos com o amanhã não desfrutamos o hoje, porque a maioria das preocupações são suposições acerca do futuro, às vezes pensando sobre aquilo que falta, aquilo que deveríamos ter ou ficamos expectantes em relação a um suposto problema que ainda não surgiu. Todas estas atitudes provocarão ânsia, angústia e impedirão que sejas feliz com o agora.
Este é o dia que o Senhor fez e devemos alegrar-nos e gozar-nos nele, não disse para angustiar-te ou preocupar-te com o dia de amanhã. Hoje é para desfrutá-lo com tudo aquilo que te rodeia e faz parte da tua vida, seja na casa, no trabalho, na escola, no ministério. Há pessoas e coisas que estão presentes hoje nas nossas vidas e elas são postas por Deus para que desfrutemos delas. A ansiedade cegará e não te deixará ver o que está diante de ti.
Outra atitude que Deus recomenda na Sua Palavra para que possamos desfrutar as coisas materiais é o contentamento.
Deus quer que sejas feliz com aquilo que tens, a Bíblia disse que estejamos contentes com o sustento, o abrigo, o alimento. O prosperar vai depender de cada um de nós, devemos descobrir em que somos bons profissionalmente e dedicarmos a investir nossa força e inteligência para trabalhar e prosperar, é importante para o cristão entender qual é o lugar em que Deus quer que esteja, o seu lugar debaixo do Sol e ocupar-se nisso, porque através do seu esforço laboral proverá para a sua casa.
O problema com muitas pessoas e inclusive cristãos é que não são felizes com o que têm, sempre querem mais e não há uma atitude de contentamento e gratidão pelo que têm, senão pelo contrário insatisfação e desagrado pelo que têm agora, por isso querem mais. Ao viver dessa maneira e manter essa atitude fará com que não desfrutem o agora e agradeçam a Deus por aquilo que na Sua Misericórdia Ele provê para o seu sustento.
Não esqueçamos, não estamos aqui para atesourar bens materiais, senão para começar aqui a desfrutar a relação com Deus por meio de Cristo e a desfrutar tudo aquilo que Ele preparou para nós aqui enquanto estamos nesta vida.