Segundo o dicionário significa o estado do espírito de quem se interroga sobre se um facto é real ou não, sobre se uma proposição é verdadeira ou falsa. Incerteza, hesitação, indecisão são palavras que retratam a dúvida.
Penso que todos os que lemos estas linhas já passámos por momentos de dúvida sobre alguma questão específica, levando-nos a ficar numa posição de incerteza ou indecisão. Não é uma situação agradável e às vezes pode tornar-se atormentador.
Se nos referimos aos assuntos espirituais também é possível atravessar por algum momento de dúvida. Mas como cristãos não devemos prolongar esse estado de espírito dentro de nós, porque dentro de nós habita o Espírito Santo e uma das suas ações em nós é guiar-nos a toda verdade.
Ter dúvida não é pecado, permanecer nela fará com que a fé não funcione. A Bíblia disse que sem fé é impossível agradar a Deus, portanto quem é dominado pela dúvida não verá a manifestação de Deus, porque Deus não opera quando existe dúvida.
A Bíblia disse que quem duvida é inconstante em todos os seus caminhos. Quem duvida nunca chegará a lado nenhum, por isso o cristão não deve dar lugar à dúvida, mas sim à fé.
A Bíblia tem um papel importantíssimo na vida do cristão, porque é a mensagem escrita de Deus, ali encontramos escrita a Sua Vontade, aquilo que Ele deseja que sigamos com confiança. A dúvida nasce na mente e se a deixamos chegar ao nosso coração ela fará com que se torne impossível avançar no propósito de Deus.
A nossa mente e coração devem estar cheios da Palavra de Deus, para que não demos lugar a pensamentos de dúvida. As circunstâncias difíceis na qual nos podemos encontrar podem levar-nos a duvidar da eficácia de Deus para ajudar-nos; pode levar-nos a não crer que há uma saída da situação em que nos encontramos.
Mas Deus promete na Sua Palavra que juntamente com a situação difícil que atravessamos Ele tem uma saída para que possamos escapar. A dúvida será um obstáculo que impedirá que saiamos pelo caminho que Deus preparou.
Duvidar sobre uma decisão a tomar, duvidar sobre qual é o melhor caminho a seguir é parte da vida e algumas vezes estaremos nessa situação. Uma coisa nunca deve alimentar-se ou manter-se na nossa mente ou coração, duvidar de Deus e do Seu Amor por cada um dos seus filhos.