17/11/2015

PERFEITO OU SANTO?

Será que poderemos atingir a perfeição aqui na Terra? Será que poderemos atingir a santidade aqui na Terra?

A Bíblia fala de ambas realidades, como algo que deve ser parte da nossa vida como discípulos de Cristo, mas não as coloca num nível no qual nunca conseguiríamos atingir, senão, mas bem como algo que na medida em que nos vamos comprometendo com Deus se tornará uma realidade.

Quando a Bíblia fala de ser perfeito está relacionado com maturidade espiritual, não com a ideia filosófica, religiosa ou bem-intencionada dalgumas pessoas de querer atingir nesta vida um estado de perfeição absoluta, onde não exista falhas nem imperfeições, isso é impossível, porque a nossa natureza carnal batalha diariamente no nosso interior e às vezes sucumbimos à fraqueza da carne. Graças a Deus que nos concede por meio de Cristo a oportunidade de nos arrepender-nos e continuar a nossa caminhada com a ajuda do Espírito.

Uma vida madura espiritual é o desejo de Deus para cada um dos seus filhos e deve ser uma meta para cada um de nós. A vida cristã é ilustrada com a figura duma criança que nasce e vai crescendo e precisando de alimento de acordo com a sua idade. Igual acontece connosco, quando aceitamos a Cristo e nascemos de novo, somos como bebes espirituais e necessitamos do leite espiritual e na medida em que vamos crescendo precisaremos de alimento sólido, porque nos tornaremos adultos espirituais e o leite espiritual já não será suficiente.

Essa vida madura espiritual prepara-nos para fazer a obra do Senhor, conforme o seu propósito e também para enfrentar e suportar as pressões que derivam dela.

Quando a Bíblia fala de ser santo, refere-se a alguém que se separa das coisas deste mundo, noutras palavras, aquelas coisas que fazia antes e que ofendiam a Deus e ao próximo, já não fazem mais parte da sua vida, como disse a Bíblia: Quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas ficam para trás e tudo se faz novo. Algumas pessoas mal interpretaram a ideia da santidade e entenderam que precisavam de se retirar de todo contacto com o mundo e então surgiram os mosteiros ou locais de retiro.

Jesus disse que estamos no mundo, mas não fazemos parte do mundo, no sentido de participar das suas obras que ofendem a Deus. Aliás, nunca foi e é a ideia de Jesus que consideremos a possibilidade de isolar-nos da realidade, pelo contrário Ele quer que sejamos luz no meio das trevas.

Ambas as coisas devem ser parte da nossa vida cristã: Perfeito, que será manifesto numa maturidade espiritual e Santo, que será manifesto numa vida separada das contaminações do mundo e vivendo uma vida que agrada a Deus.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...