27/11/2015

FUI AO CULTO E NÃO SENTI NADA!

O culto a Deus não é um espetáculo! Não é algo que se celebra para que sintas emoções fortes, arrepios ou sensações, se bem certo estas e outras emoções e sentimentos podem acontecer, como também podes estar num culto a Deus, celebrar o Seu Nome e não ter sensações nenhumas.

Sentir sensações, emoções, sentimentos fortes não é garantia, nem sinonimo de algo espiritual a suceder na nossa vida. Quando me acosto para dormir e levanto-me para iniciar o dia, sei que Deus está comigo porque aceitei a Sua Salvação em Cristo e o Espírito Santo vive dentro de mim, sinta algo ou não sinta nada.

Dizer que Deus esteve contigo no culto porque sentiste isto ou aquilo é subjetivo ou relativo. Há pessoas muito emocionais que frequentam a Casa de Deus à procura de sentir algo e a sua vida espiritual deixa muito a desejar e há pessoas que não expressam grande emoções e expressões em público, mas a sua vida reflete e manifesta o fruto do Espírito Santo.

Sentir ou não sentir algo no culto não determina a minha espiritualidade. O que determina a minha espiritualidade é a minha comunhão diária com Deus, trata-se dum relacionamento e não de um conjunto de emoções ou sensações. Alguns cristãos vivem ainda no Antigo Testamento esperando ver nuvens de dia e fogo de noite, o Anjo do Senhor aparecer, raios e fogo cair do céu para queimar o altar idolátrico, o Mar Vermelho se abrir e assim por diante e se não acontecem coisas pelo estilo, saem do culto dizendo que não sentiram nada.

Hoje temos a Bíblia nas nossas mãos e faremos muito bem a nós mesmos se a estudamos profundamente, temos o Espírito Santo habitando dentro de nós que nos guia a toda verdade, temos ministérios levantados por Deus que nos ensinam a sã doutrina e pastoreiam as nossas vidas, tudo isso com a ajuda de Deus.

Como cristão nascido de novo não preciso sentir para ter certeza que Deus está presente na minha vida, pela fé e pela presença do Espírito de Deus em mim e que testifica ao meu espírito que sou filho de Deus sei que Ele vive dentro de mim e nunca me abandonará, sinta ou não sinta sensações, emoções ou sentimentos fortes.

O fato de que um culto a Deus seja tremendo e você sentiu coisas dentro de si é bom, talvez sentiu mesmo o abraço de Deus, o amor de Deus, o perdão de Deus, a presença palpável, tangível Dele no meio da congregação e você ficou arrepiado, emocionado, riu, chorou, gritou de alegria, coisas que surgiram naturalmente e espontaneamente no meio dum ambiente e manifestação sobrenatural é claro que Deus está presente.

Mas uma coisa deve estar claro em você, que se no próximo culto não experimenta o mesmo, não significa que Deus não esteja presente, Ele está. Deus é Soberano para se manifestar como Ele quer e quando quer. Assim que não diga: Fui ao culto e não senti nada!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...