26/11/2015

FORMIGAS

A Bíblia recomenda-nos que observemos as formigas e como elas se organizam e trabalham sem ter um chefe que as oriente. É evidente que Deus a toda criatura que criou dotou-a de características únicas para existir e sobreviver.

Tudo na criação testemunha a Mão de Deus, Ele faz as coisas de maneira perfeita, produzindo um equilíbrio em toda a sua criação. O homem ocupa-se em destruir tudo o que fora criado, porque a maldade lhe é inerente dentro dele, por isso precisamos dum Salvador, Jesus Cristo.

Às vezes o mundo animal tem para nos ensinar princípios que se aplicarmos na nossa vida nos ajudarão a prosperar e a ser abençoados. As formigas antecipam-se ao inverno, trabalhando durante o verão para guardar o necessário para essa época na qual se torna mais difícil para a sua existência.

O ser humano às vezes deixa para o último e depois quando chega o momento difícil não está preparado. Deus dotou o ser humano com inteligência, mas às vezes não a usa, deixando as coisas acontecer, como se por arte de magia se solucionassem.

As formigas, seres pequenos, mas muito bem organizados, não deixam as coisas para o último minuto, elas antecipam-se e trabalham quando devem trabalhar, não são ociosas. Creio que como cristãos nascidos de novo podemos e devemos aprender delas conforme a Bíblia nos recomenda.

Devemos dar graças porque Deus faz parte da nossa vida, mas o fato de Ele fazer parte não significa que devemos ficar com os braços cruzados à espera que o maná caia do céu. Quando o maná caía do céu, foi um tempo especifico em que se encontrava Israel que atravessava o deserto e não dava para se estabelecer num lugar, porque o seu destino era a Terra Prometida. Quando eles entraram nesse lugar reservado, Deus ordenou que fosse conquistado e que trabalhassem para obter a sua prosperidade. No deserto não precisaram trabalhar, mas na Terra Prometida sim.

Hoje estamos plantados no lugar onde Deus nos quer para que o sirvamos, é o lugar onde temos a nossa família, o nosso lugar de trabalho, de negócio ou ministério e à semelhança das formigas devemos organizar-nos e usar tudo o que esteja ao nosso alcance para prover o necessário para a nossa vida e daqueles que nos rodeiam.

Não há lugar para a preguiça ou ociosidade, devemos procurar o melhor e o necessário para o nosso sustento, sempre confiando e dependendo de Deus, porque Ele é quem dá força às nossas mãos e habilidade e inteligência para saber administrar.

Observa as formigas.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...