A Bíblia fala que é melhor não prometer, que prometer e não cumprir e pior ainda se o fazes ante Deus. Posso imaginar quantas vezes os filhos e filhas de Deus se comprometem no altar de Deus depois dum culto abençoado, onde Deus falou duma maneira tremenda e direta e os crentes no mesmo altar fazem promessas a Deus acerca de mudanças ou assumem compromissos, que com o tempo ficam no esquecimento.
Promessas feitas no calor e na emoção do momento não são do agrado de Deus. A Bíblia fala de ter um culto racional, isto significa que devo avaliar seriamente as potenciais promessas que faço e especialmente aquelas com as quais me comprometo com Deus.
Como alguém disse: Com Deus não se brinca! Não estou a dizer que Deus vai castigar todo aquele que não cumpre uma promessa irrefletida, senão mas bem a importância de considerar seriamente as palavras que saem da nossa boca. Pensemos antes de falar, por isso é melhor não prometer, que prometer e não cumprir.
Porquê que este assunto é sério? Porque Deus quer que sejamos cristãos duma só palavra, que não andemos a oscilar na nossa vida cristã, que não façamos promessas que não cumpriremos, seja a Deus, aos líderes, à família e aos irmãos na fé, porque quem ficará mal é você e a opinião que tenham de si não será muito boa.
Nós, como cristãos não somos perfeitos e estamos sujeitos a pecar, a falhar e às vezes pode surgir um contratempo voluntário ou involuntário que impeça que cumpramos um compromisso e devemos estar prontos a reconhecer a nossa falha ante quem nos comprometemos, seja Deus ou o nosso próximo.
Podemos fazer promessas a Deus ou ao nosso próximo? Sim. Porque isso nos desafiará a nós mesmos a fazer coisas, a provocar mudanças e a tornar-nos responsáveis. Tampouco vamos passar pela vida sem nos comprometer, assim nunca amadureceremos, porque a falta de compromisso, de fazer promessas válidas e que nos esforçamos por cumpri-las fará com que o nosso testemunho ante os outros seja válido e reconhecido, isso é o que faz um homem ou mulher de carácter.
Jesus é o nosso exemplo, cumpriu tudo o que prometeu ao Pai e aos seus discípulos e hoje nós beneficiamos das Suas Promessas, especialmente aquela que disse: “Estarei sempre convosco até a consumação dos séculos”.
Fizeste uma promessa a Deus ou ao teu próximo? Cumpre-a! Não faças promessas que não vás cumprir, não é necessário, porque no fim de contas enganas-te a ti mesmo e ficas desacreditado diante dos outros.