24/11/2015

MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIO

Esta foi uma afirmação que Deus declarou para aqueles que se diziam representantes Dele e também nos abrange a nós como filhos e filhas de Deus. Significa que é possível realizar a obra de Deus, desenvolver práticas cristãs e tornar-nos pessoas sem misericórdia para com os nossos semelhantes.

A religião baseia-se muito nos grandes sacrifícios que se realizam para Deus, procurando impressioná-lo com a nossa dedicação e abnegação, pensando que se está a ganhar mérito ante os olhos Dele. Jesus lidou com os sacerdotes da sua época, os fariseus, que eram estritos em guardar a lei, ponto por ponto, mas não tinham compaixão, nem misericórdia do seu próximo, a sua vida religiosa era pura fachada, para serem vistos pelos homens.

Será possível que um cristão nascido de novo no dia de hoje se torne numa pessoa que faz sacrifício, mas não tem misericórdia? Sim, é possível. Se coloca as suas ações antes das pessoas pode acontecer.

Colocar as nossas ações em primeiro lugar, pode parecer algo louvável, porque em princípio é feito para ajudar o próximo; se bem que essa pode ser a ideia primária, pode ser mudada se o nosso coração está mais preocupado em que os outros vejam o nosso sacrifício e dedicação e as pessoas passam a ser só objetos, alguém que é usado como um meio para atingir os nossos objetivos pessoais.

Os religiosos na época de Jesus, achavam que os seus sacrifícios em nome de Deus eram suficientes, mas da perspetiva de Deus não. Deus não está tão interessado nos nossos sacrifícios e entregas, se bem que há um lugar e momento para eles na nossa vida cristã, o que Ele está interessado em descobrir no nosso coração é o fruto do amor, a compaixão, a misericórdia e outros sentimentos semelhantes para com o nosso próximo.

Não lhe interessa tanto as nossas grandes abnegações, se não estão acompanhadas de misericórdia. A própria Bíblia ensina, de que vale dar inclusive a nossa própria vida se não temos amor, ou de que vale profetizar se não temos amor ou dar todos os nossos bens se não temos amor. Diante dos olhos do Senhor é nada.

Há pessoas que já deram a sua própria vida por uma determinada causa e alguns até em nome de Deus, mas nunca na sua vida aceitaram a Salvação em Cristo, nem se arrependeram dos seus pecados, nunca foi depositado dentro deles o Amor de Deus pelo Seu Espírito. O seu sacrifício foi louvável, mas só foi um sacrifício.

Essa mesma maneira de agir a têm muitas pessoas ditas cristãs, descansam nos seus grandes sacrifícios e abnegações que fazem para a obra de Deus, mas no seu coração não há misericórdia para com o seu próximo. Não estão dispostos a perdoar, a ter paciência, a dar uma nova oportunidade, etc. Porque ninguém chega ao nível de sacrifício que eles fazem.

Mas Deus disse: Misericórdia quero e não sacrifício.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...