06/11/2015

IRAI-VOS, PORÉM NÃO PEQUEIS

Esta foi a recomendação do apóstolo Paulo à igreja, que não deixassem a ira descontrolada dominar as suas vidas.

Levanta-se a seguinte questão: Pode o cristão irar-se? Pode o cristão ficar chateado por causa dalguma situação? Pode o cristão se molestar? Sim, porque o próprio Paulo disse que o cristão pode irar-se, mas não cometer pecado. Quando a ira se converte em pecado? Quando damos lugar à raiva, à cólera, à agressão, ao retribuir com violência, etc.

Se alguma coisa produz em nós ira, como por exemplo um filho desobediente, que responde malcriadamente ou faz qualquer outra coisa, é possível que o pai ou pais sintam ira, cólera, raiva ante a atitude do filho, mas não devem responder ou agir com violência, seja verbal ou física, porque serão tão ofensivos como o filho o foi.

O cristão seja pai ou filho deve viver debaixo do senhorio de Cristo e uma manifestação do Espírito Santo na vida do crente é o domínio próprio, que era aquilo ao qual o apóstolo queria levar os seus leitores, a não perder os estribos e acabar pecando contra Deus e contra o seu próximo.

Ficar irado ante uma situação que surge não é pecado, perder o controlo, o domínio é. Como cristãos somos chamados a viver uma vida distintiva que se manifestará num caracter maduro e sóbrio em todo tempo. Isto que estou a escrever parece fácil no papel e qualquer um está sujeito a perder o controlo, como também já me aconteceu.

Uma maneira que ponho em prática quando enfrento algo que me ira, o encoleriza ou me dá raiva e volto a dizer que sentir isso não é pecado, somos humanos com sentimentos, o problema é nos pormos no mesmo nível daquele que nos ofende ou contraria aquilo que nós pensamos. O que faço é guardar silêncio e esperar o momento certo para falar se vale a pena. Porque também há situações que podem provocar ira na nossa vida, mas é melhor não dizer nada, porque às vezes até as pessoas ofendem dizendo ou fazendo coisas sem dar-se conta e estão como se nada fosse, enquanto um fica perturbado e de cabeça quente desnecessariamente.

A advertência de Paulo é para não pecar, ele não estava a dizer que por ser cristão nada nos afetaria, na verdade sempre haverá coisas que poderão provocar ira, cólera ou raiva. O assunto é qual será a nossa atitude ante essa situação, como responderemos, será que acabaremos a pecar porque a ira dominou todo o nosso ser e pareceremos tudo menos cristãos?

Irai-vos, porém não pequeis!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...