(série: Personagens da bíblia)
Nem todas as personagens que apresento nesta serie são santos, alguns foram mesmo maus como no caso de Caim que já escrevemos aqui.
A Bíblia fala que Ninrode foi um homem poderoso, diríamos um líder na sua geração e foi poderoso caçador e tudo isto trouxe fama e reconhecimento e muitos foram seus seguidores. Uma das coisas que ele fez foi fundar uma cidade que ficou para a história, Babel, aquela mesma onde se gerou tanta confusão provocada pelo mesmo Deus.
Se Ninrode foi quem teve a ideia de construir a Torre de Babel ou foram os seus contemporâneos, a Bíblia não o diz, mas num determinado momento da história da cidade surgiu uma ideia que tornou-se uma obsessão, construir uma Torre que chegasse até ao céu.
Ninrode é o tipo de pessoa que como ele nos dias de hoje tornam-se poderosos na sua geração, seja porque adquirem a fama numa determinada área da vida, seja porque tornam-se milionários e a sua riqueza vai em constante crescimento, porque se tornam fundadores dum império político, económico e inclusive religioso. Mas todo esse poder é usado só para exaltar a sua pessoa e aquilo que construíram com os talentos que Deus lhes deu, mas não reconhecem que vem da parte Dele e pensam que são poderosos por eles mesmos.
Nada é nosso! Tudo provém de Deus, o que façamos com aquilo que recebemos depende de cada um.
Ninrode usou a sua fama e poder para construir um império para sua própria glória e não deu glória a Deus. Ele e os seus contemporâneos cresceram cheios de vaidade pelo seu poder, tanto assim que decidiram construir uma Torre que chegasse ao céu.
Literalmente é impossível chegar ao céu, mas a ideia era levantar uma Torre bem alta que fosse um monumento erigido para exaltação do próprio homem, noutras palavras, Ninrode e a sua geração levantaram uma Torre para exaltar e honrar a si mesmos.
Quando Deus viu essa determinação e unidade que tinham, já que naquele tempo todos procuravam viver em Babel e falavam a mesma língua, Deus decidiu descer e confundi-los.
Foi nessa oportunidade que surgiram os diversos idiomas que existem no dia de hoje, os homens acabaram por não se entender uns com os outros e cada um foi pelo seu lado, que no fim de contas era o desejo de Deus, que os homens se espalhassem por toda a Terra e a enchessem.
Todo o caminho que leve à autoexaltação humana como Ninrode e a sua geração promoveram, acabará em confusão. O ser humano foi criado para viver e dar glória a Deus e não para se exaltar a si mesmo.
Evitemos ser como Ninrode e a sua geração.