Quem pode afirmar que vai viver X anos? Não existe uma ciência exata para isso, talvez alguém acertou, mas são casos muito pontuais. Posso estar escrevendo estas linhas e pensar que ainda tenho muitas coisas a fazer para Deus e para o meu próximo, mas na verdade estamos nas mãos de Deus.
Quando assistimos as notícias do dia-a-dia, onde a maioria delas são más notícias, só ouvimos ou lemos de mortes, como no caso de violência domestica, guerras, terrorismo, homicídios, acidentes e também por morte natural. Creio que a maioria das pessoas gostaria de morrer de velho e especialmente enquanto dorme e sem nenhuma doença terrível, mas nada disso é garantido, só são desejos e só alguns o obtém.
Seja que viva 40, 50 ou 80 anos, a pergunta é: Como está a viver os dias da sua vida? Só está a passar pela Terra, sem pensar o que vem depois da morte? Vive só o momento sem pensar nas consequências da sua maneira de viver?
A recomendação bíblica é que acrescentemos sabedoria aos anos da nossa vida e isto pode acontecer se damos o lugar a Deus na nossa vida, que na realidade é curta se a comparamos com a eternidade. Como falava noutro dia, o temor de Deus é o princípio da sabedoria. Se Deus está presente na nossa vida Ele fará com que descubramos o sentido e a razão pela qual estamos aqui na Terra; todos os filhos de Deus tem um propósito para realizar e não é só passar os dias pelo mero fato de passar, há uma obra que procede de Deus e que Ele deseja que nós a realizemos.
Se os dias da nossa vida são efémeros e curtos, então devemos investir nosso tempo em conhecer a Deus, em entender seus propósitos para com nossa vida. Como disse a Bíblia: “aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus”. Realmente se estão a viver dias maus e não devemos contribuir fazendo o que não agrada a Deus.
Uma pessoa que sabe aproveitar os dias da sua vida, não será aquela que se rege pela filosofia que muitos praticam: “comamos e bebamos porque a amanhã morreremos”. Essa é uma maneira pobre e miserável de pensar e viver; numa época da minha juventude pensava assim e foram anos escuros e cinzentos; mas graças a Deus que desde minha juventude até os dias de hoje, conheci a Deus e prossigo conhecendo-o cada vez mais, até o dia que esteja na Sua Presença.
Só os dias da nossa vida terão valor se consideramos a Deus durante eles. Passar a vida fazendo muitas coisas, inclusive coisas muitas boas têm um certo valor, mas se ignorar a Deus porque acha que não precisa Dele, você desperdiçou os anos da sua vida aqui na Terra.