17/12/2015

EDIFICO OU DERRUBO?

A nossa atitude e comportamento definirão se estamos a edificar ou derrubar. Refiro-me aos nossos relacionamentos, seja a nível familiar, laboral, educativo e também a nível da comunhão com outros crentes.

A Bíblia fala de que as palavras têm poder, podem ser usadas para edificar, animar, ensinar, encorajar, etc. Elas podem ser usadas para levar ao nosso próximo a querer conhecer ao Deus que servimos, podem levá-lo a querer vencer obstáculos que se levantam na sua vida porque entende que há algo melhor para ele ou ela.

Com as nossas palavras podemos construir, que é um sinonimo de edificar, podemos ser um contributo para trazer bênção aos nossos próximos, essas palavras podem ser verbalizadas ou escritas e se estão acompanhadas duma atitude e ação que condiga, então terá um verdadeiro fundamento. Jesus criticou as palavras ociosas e contraditórias que os religiosos da sua época diziam, porque falavam de coisas que eles não praticavam, por isso ensinou que a árvore conhece-se pelo seu fruto e uma árvore má nunca dará bons frutos.

Deus chamou o seu povo para edificar, para que as suas boas obras sejam vistas pelos homens e estes glorifiquem a Deus pelas maravilhas que Ele faz. Tudo o que realizemos debaixo da instrução e guia do Espírito Santo será para glória de Deus e para abençoar o nosso próximo, crente ou não.

Uma maneira de viver a vida e que não glorifica a Deus, porque não procede Dele, se não dum coração afastado é aquela que derruba e não edifica. Quando digo derrubar refiro-me a atitude de estar a ser tropeço ao nosso semelhante com as nossas palavras negativas e maliciosas e com atitudes mesquinhas que não procuram o bem-estar do meu semelhante, se não mas bem o mal. O ser humano sem Deus age muitas vezes dessa maneira, por isso assistimos a tanta maldade neste mundo, seja na casa através de violência domestica, às vezes na escola através do bulling, às vezes no trabalho através dum espírito competitivo sem escrúpulos e às vezes no âmbito da igreja, quando é a carne a prevalecer e não se dá lugar ao Espírito.

No fim de contas está em cada um de nós tomar uma atitude e ação. Porque infelizmente já assisti a cristãos tomar atitudes de derrubar mais que edificar. Do ser humano que não tem Deus enquanto está sujeito à sua natureza corrompida haverá sempre uma inclinação para derrubar, a natureza do pecado leva a isso; mas, também sou consciente que existem pessoas que não conhecem a Deus pessoalmente e fazem muito bem ao seu próximo e à sociedade, mas isso não é garantia da salvação, continuam a ser homens e mulheres pecadores sem Deus. Mas aqueles que nasceram de novo e que se movem debaixo da presença do Espírito Santo nas suas vidas, podem e devem tornar-se instrumentos de Deus para que todo o seu ser seja usado para edificar e abençoar ao seu próximo e engrandecer o Reino de Deus para a Sua Glória.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...