São duas pessoas diametralmente opostas na sua maneira de agir e ser na vida. Não pretendo ir ao dicionário da língua portuguesa, se não mas bem basear-me naquilo que a Bíblia define como sábio e néscio.
A Palavra de Deus disse que o princípio da sabedoria é o temor de Deus. Esta palavra temor no sentido do contexto refere-se a respeito, consideração, zelo pela pessoa de Deus, não está relacionado com medo ou susto Dele ou quando se menciona o seu nome, como se estivesse pronto a castigar-nos pela mínima falha que cometamos, a religião incutiu e incute esta ideia distorcida acerca de Deus.
O sábio ama e respeita a Deus e aceita a suas repreensões quando for necessário, seu deleite está em estar em sua presença e meditar dia e noite na sua Palavra, porque sabe que é a fonte da sua sabedoria.
O sábio não só o será para si mesmo, se não que a sua sabedoria será compartilhada com os seus semelhantes e muitos beberão dessa sabedoria. Procurará viver uma vida que agrada a Deus, não pela sua força humana, senão pela graça de Deus depositada nele ou nela. Salomão foi e é considerado o homem mais sábio que viveu na Terra, mas não precisamos ser o rei Salomão para ser sábios, até um homem ou mulher analfabeto, iletrado pode ser sábio segundo a Bíblia, se considerar a Deus como o Senhor das suas vidas.
O mundo oferece prémios e galardões aos homens e mulheres considerados sábios pelo seu conhecimento e desenvolvimento nalguma ciência ou arte, não lhe interessa se tem valores morais e inclusive se é ateu e nega a existência de Deus, são os heróis do mundo, mas como disse a Palavra toda essa ciência e vaidade passarão; o sábio que teme a Deus esse prevalecerá e permanecerá para sempre.
O néscio na Bíblia é comparado a um louco, que anda gritando pela vida que não há Deus, que tudo isso é pura invenção. Ele não aceita repreensão nenhuma, porque ante sua própria opinião ele está muito bem e nunca terá que dar satisfação a ninguém. Só que o néscio não entende ou não quer entender é que um dia todos compareceremos diante de Deus e responderemos pela nossa maneira de viver e se Deus foi considerado ou não.
O sábio e o néscio andam por caminhos diferentes à luz da Bíblia; enquanto o sábio caminha em direção a eternidade onde viverá eternamente com o seu Criador, o néscio caminha em direção à eternidade, mas onde Deus não estará presente e só haverá choro e lamento pela sua necedade.